minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Ativistas fazem perfomance em Caracas durante manifestação em apoio ao presidente Nicolás Maduro. No texto 'A origem do caos', o jornalista Andres Schafer relembra como começou a distopia em que a Veneuela está mergulhada FOTO: RONALDO SCHEMIDT_AFP

o que publicamos

A semana no site da piauí

A contraespionagem anti-Lava Jato no Senado, a origem do caos na Venezuela, os últimos dias de espera da mãe de Rafael Braga e outras histórias

| 23 set 2017_13h14
A+ A- A

Eduardo Militão expõe a máquina de contraespionagem movida por policiais do Senado para proteger os parlamentares da Lava Jato. Munido de maletas anti-grampo, um grupo da Polícia Legislativa revistou as casas de Fernando Collor, José Sarney, Gleisi Hoffman e Lobão Filho à procura de escutas da Polícia Federal. A reportagem Operação limpeza traz detalhes dessa história.

O jornalista Andres Schafer, que filmou a primeira propaganda eleitoral de Hugo Chávez, narra a origem do caos no país a partir de sua experiência pessoal com El Comandante. O relato publicado pela piauí faz parte de um livro inédito, ainda em produção, sobre os últimos dezoito anos do chamado “populismo autoritário”.

Mais de quatro anos após ser preso por porte de produtos de limpeza, Rafael Braga foi autorizado a cumprir pena em prisão domiciliar temporária. A tuberculose contraída na cadeia, que chegou a matar um colega de cela, foi o motivo da decisão da Justiça. Na reportagem Uma mãe à espera, a repórter Juliana Passos conta como foram os dias que antecederam a volta de Rafael para casa.

Expoente-mor da onda conservadora no Ministério Público, Ailton Benedito foi eleito procurador-chefe da Procuradoria da República em Goiás. Em Guinada à Direita, a repórter Cileide Alves traça um breve perfil de Benedito, que ganhou destaque nacional ao defender em suas redes sociais que o nazismo é um regime socialista.

Eduardo Escorel analisa o filme Uma Mulher Fantástica, vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Berlim deste ano: “A direção de [Sebástian] Lelio e o conjunto da realização revelam apuro e maturidade encontrável também em alguns filmes argentinos, mas raros em filmes brasileiros”, avalia o crítico.

questões de traço e letra, por Dedé Laurentino:

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí