Festival Piauí GloboNews de jornalismo

Em vídeo: melhores momentos do Festival Piauí

Assista a trechos de cada uma das nove mesas da programação do evento, que reuniu jornalistas de várias partes do mundo em São Paulo

09out2017_14h17

Pós-verdade, fake news, fact-checking, mídias sociais, podcasts e perseguição a jornalistas. O Festival Piauí GloboNews de Jornalismo, que ocorreu neste fim de semana em São Paulo, teve em seu cardápio temas relativos à produção de conteúdo no contexto da internet e à liberdade de imprensa em meio à instabilidade política.

Abaixo, uma seleção de trechos das nove mesas com jornalistas estrangeiros convidados. Veja também como foi a cobertura da programação de sábado e de domingo.1. Samuel Laurent, diretor do Les Décodeurs, seção de checagem do Le Monde, fala sobre “Fake News x Debate de Gênero”.2. Ryan Lizza, um dos principais repórteres de política da The New Yorker, fala sobre a cobertura jornalística das declarações de Donald J. Trump no Twitter.

3. Um recado da jornalista Gülsin Harman, do país que mais prende jornalistas no mundo, a Turquia.4. Nathalie Alvaray, da Univision, comenta como é entrevistar um integrante da Ku Klux Klan. Em vídeo que mostrou em seu painel durante o primeiro dia do Festival, um supremacista branco diz querer “queimar” uma repórter negra.

5. Steve Coll, reitor da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia, fala sobre como vazamentos, em um contexto de ataques contra o jornalismo, podem garantir transparência democrática.

6. A jornalista russa Yevgenia Albats, editora-chefe da revista The New Times, diz acreditar que Putin hackeou as eleições americanas, e explica o motivo.

7. Michael Oreskes, da rádio pública americana NPR, diz que não devemos aceitar a era da pós-verdade.

8. O que é um podcast? Quais são os temas mais quentes? Qual a melhor linguagem? Qual a faixa etária da audiência e como ela se comporta? Jacob Weisberg, a voz de um dos podcasts de maior sucesso nos EUA, o Trumpcast, da Slate.com, ensina.

9. O jornalismo está preso a sua própria bolha? O repórter David Fahrenthold, vencedor do prêmio Pulitzer 2017 de reportagem nacional, responde.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Saiba primeiro sobre os nossos eventos

Receba as novidades do Festival Piauí GloboNews de Jornalismo de 2018 e dos próximos projetos da piauí

Saiba como foi cada mesa da Maratona Piauí Serrapilheira

Vida, vulcões, clima, água e gestão da ciência: cinco grandes cientistas falaram sobre suas áreas de pesquisa

Jornalistas e divulgadores entrevistarão os pesquisadores convidados

Conheça os mediadores do evento que acontecerá dia 12 de maio, no Rio de Janeiro

Adriana Alves estuda os vulcões extintos no Brasil

A geóloga falará sobre como a atividade vulcânica pode ter afetado o clima global e as formas de vida em nosso território

Antonio Coutinho encerra a programação de encontros entre jornalistas e cientistas

O médico imunologista é um dos cientistas portugueses com maior número de citações na literatura científica

Mais textos