minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

Festival Piauí GloboNews de jornalismo

festival 2015 | Nick Davies e os casos Wikileaks e Murdoch

11dez2015_11h41
Foto: Tuca Vieira
Foto: Tuca Vieira

Veterano do jornal britânico The Guardian, Nick Davies encerrou o II Festival piauí Globo News de Jornalismo 2015. Davies se concentrou em duas reportagens suas de enorme impacto: a revelação de grampos telefônicos plantados pelo tabloide News of the World e o furo do Wikileaks. A repórter da piauí Daniela Pinheiro e o jornalista Marcelo Lins, da GloboNews, foram os mediadores da conversa.

Davies começou discorrendo sobre a ruptura do modelo de negócios até então estabelecido pelo jornalismo, provocada pela fuga dos anunciantes, a disponibilidade gratuita das notícias na intenet e o crescimento das agências de comunicação:

Em seguida, o repórter destrinchou o caso dos grampos telefônicos, que atingiu o magnata Rupert Murdoch e provocou o fechamento do jornal News of the World.

À pergunta sobre o efeito da revelação das escutas no trabalho da imprensa, Nick ponderou que o impacto inicial foi considerável, mas as mudanças de fato foram irrelevantes: “No começo os tabloides foram um pouco mais cuidadosos em falar da vida dos outros, mas com o tempo voltaram a agir como antes.”

Nick afirmou que a elite tem medo do Murdoch. ”Muitos tem a vida sexual exposta nos jornais de Murdoch e isso em geral é muito humilhante. Os poderosos têm medo que isso aconteça, e isso faz com que o Murdoch tenha muita força.”

Sobre o caso das informações do Wikleaks, Nick Davies contou em detalhes como Julian Assange lhe passou as informações sobre o governo americano e mais tarde o traiu vazando as informações para outros veículos. “Assange é inteligente, mas tem um temperamento difícil. Trata as pessoas de maneira fria. Briga com advogados, com o New York Times e o Guardian.”

O papo terminou com uma confidência irônica e pessoal sobre sua vocação jornalística.

Leia Também

Últimas Mais Lidas

Festival Piauí de Jornalismo terá ingressos extras

Público poderá assistir às mesas num telão instalado num auditório anexo, dentro da Cinemateca

Festival Piauí de Jornalismo 2022

O evento acontecerá nos dias 3 e 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, São Paulo

Acompanhe a transmissão ao vivo da segunda Maratona Piauí CBN de Podcast

Encontro está sendo transmitido em áudio e em vídeo nos sites e redes sociais da piauí e da CBN

A história e os bastidores do Foro de Teresina

Apresentadores relembram início do programa, que completa um ano esta semana

Conteúdo patrocinado e anunciantes estão entre os principais modelos de financiamento

Diretor da CBN diz que programas em áudio são caminho para formar novos ouvintes

Mais textos