15mar2010 | 20h24 | Brasil

Dilma contrata fonoaudiólogo para falar com língua presa

A+ A- A

Fontes ligadas ao PT manifestaram um entusiasmo apenas moderado com os resultados das pesquisas eleitorais que serão divulgadas esta semana. Dados do Ibope e do DataFolha relativos à corrida presidencial de 2010 indicariam que a candidata petista chegou a um empate técnico com o governador de São Paulo, José Serra. A moderação se explicaria pelo fato de Dilma ter entrado na campanha em 1997, enquanto Serra já deixou claro que só anunciará sua intenção de concorrer em julho de 3012 – e mesmo assim, somente se o tataraneto3 de Aécio Neves concordar em ser vice em sua chapa. Diante deste quadro, pessoas ligadas à campanha de Dilma julgam que ela já deveria ter ultrapassado o governador. Em reunião de emergência, o marqueteiro do PT, João Santana, teria sido enfático.

Fontes presentes no encontro ouviram-no dizer que “com essa dicção perfeita ela não vai chegar a lugar nenhum.” Santana deixou claro que, caso Dilma não comece logo a falar com a língua presa, ele abandonará a campanha. Observadores avaliam que esta seria a última cartada da ministra. Nos últimos doze meses, ela já fez uma cirurgia plástica, maquiou inaugurações de obras públicas, mudou o penteado e, com muito esforço, aprendeu a sorrir. “Nada disso se compara a uma boa língua presa”, declarou o senador Aloizio Mercadante, que reconhece ter perdido a última eleição para o governo de São Paulo por ter passado a campanha inteira escandindo com perfeição cada sílaba pronunciada. Pesquisas encomendadas por Santana deixam claro que a língua presa do presidente Lula é um ativo tão valioso quanto as pintas nos rostos de Cindy Crawford e Eri Johnson. “Contrataremos um fonoaudiólogo para ensinar Dilma a falar ‘companheiroç’ e ‘brafileiroç’”, disse uma pessoa próxima a Santana, “além de um profissional que a ajude a inventar metáforas futebolísticas.”

Assustado, José Serra teria contratado a empresa Mega Hair e, em breve, aparecerá em público com o topete de Fernando Henrique Cardoso e Itamar Franco.