31maio2010 | 18h41 | Brasil

Segundo DataFolha, 98,7% dos colunistas da Folha aprovam hiper-colunismo da Folha

A+ A- A

BARÃO DE LIMEIRA (COLUNISTA EMÉRITO) – Uma pesquisa do DataFolha revelou que 98,7% dos colunistas da Folha de S. Paulo aprovaram a reforma do jornal do futuro, que passou a contar com o maior número de colunistas da Via Láctea. “Nunca fizemos uma pesquisa de logística tão complexa”, disse Mauro Paulino, colunista eleitoral e diretor do DataFolha. “Como era impossível ouvir todos, usamos uma amostra de 121 nomes que refletissem a origem social de classe média, as posições ideológicas conservadoras e o privatismo exacerbado do universo de 835 colunistas do jornal do futuro.”

Os resultados da pesquisa foram saudados pelo ex-e-futuro-ministro Antonio Palocci, novo presidente da Confederação de Colunistas Neoliberais do Caderno de Mercado da Folha. “Foi também uma vitória do pluralismo de direita”, explicou Palocci enquanto investigava o extrato bancário de um contínuo da redação, “já que a pesquisa mostrou que todos os colunistas do jornal do futuro votarão em José Serra; exceto eu, que no segundo turno irei de Dilma para virar ministro.”

Houve um pequeno protesto, na Alameda Barão de Limeira, organizado por José Celso Martinez Corrêa, presidente do irrisório Sindicato dos Sem-Coluna na Folha. “Senti falta de um colunista índio, de um esquilo que falasse em nome de sua espécie e de mim mesmo”, disse José Celso a Paulo Nogueira Batista, presidente do enorme Sindicato de Ex-Colunistas da Folha.

O Estadão revidou de imediato com uma coluna que ocupou toda a primeira página do jornal. A coluna quatrocentona notou que “o jornal do futuro não tem colunas sobre piscicultura, mecânica celeste e filosofia neoplatônica do Burundi Medievo, temas cobertos com regularidade nas colunas diárias de Daniel Piza”.

Na outra ponta da Via Dutra, o hiper-colunismo da Folha foi alvo do bom humor carioca. “É como dizemos aqui no Rio: esses paulistas são mesmos uns otários”, ironizou José Miguel Wisnik, novo colunista do Globo. “E o jornal do futuro não conta com Caetano Veloso”, ecoou Caetano Veloso, colunista de todos os assuntos sobre a Terra.