09nov2010 | 22h15 | Brasil

Tiririca corrigirá provas do Enem

A+ A- A

RIO DE JANEIRO – Para garantir o alto padrão de qualidade que vem caracterizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos últimos anos, o ministro Fernando Haddad convidou Tiririca para coordenar a correção das provas. "Mais do que avaliar o conhecimento de cada estudante, precisamos prepará-los para a vida. E a vida é cheia de surpresas, injustiças e oscilações”, explicou o ministro, deixando claro que Tiririca corrigirá também as provas de inglês e francês, “idiomas que ele domina tão bem quanto o português”.

O deputado federal Tiririca aceitou o convite. "Coube a esta ironia anátema desenhar um simulacro da contemporaneidade: um mundo que nos espreita cada vez mais incontrolável e abestado. Não sei se fui levado a esta tarefa pelo inquestionável humor presente nas fatalidades ou pela reconhecida jurisprudência que tenho para tratar assuntos desta natureza", reconheceu Tiririca, citando Gilberto Gil.

Em seguida, o deputado explicou quais serão os seus critérios de correção: "Para os que receberam cartões de resposta com cabeçalhos errados, vamos aplicar o gabarito da prova do Detran de 2006. Nas provas que tinham questões faltando, desenharemos uma praia e dois coqueiros. Pelo menos, ficará mais bonito do que um espaço em branco. Por fim, o presidente Lula dará as respostas para as perguntas que continham ambigüidades. Suas respostas passarão a valer a partir do momento que forem publicadas no Diário Oficial.”

Para tornar o processo ainda mais imprevisível, Haddad informou que todas as provas oriundas do Nordeste serão corrigidas pela estudante paulista de direito Mayara Petruso. 

Leia também

Vanusa divulgará gabarito do Enem