17dez2010 | 22h53 | Brasil

Parlamentares aprovam Plano de Aceleração dos vencimentos

A+ A- A

BRASÍLIA – Em votação-relâmpago às quatro da madrugada de ontem, a Câmara de Deputados aprovou o Plano de Aceleração dos Vencimentos. Segundo o projeto, todos os salários de deputados, vereadores, senadores, presidentes, ministros, assessores e parentes de José Sarney receberão 150% de aumento bruto em seus proventos a partir de 2011. Nos anos subsequentes, caso o dia primeiro de janeiro caia entre uma segunda e um domingo, um gatilho salarial será disparado e os salários serão automaticamente reajustados pelo mesmo fator de 150%.

“É algo a ser celebrado. Segundo o IBGE, de ontem para hoje a renda per capita do brasileiro cresceu 41%”, explicou Guido Mantega.

O aumento injetou 2 bilhões na economia e provocou um efeito cascata em todo o país. Atento ao fenômeno, o Ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou que a empreiteira de Fernando Sarney foi escolhida para construir sete hidroelétricas. "Não podemos desperdiçar essa nova fonte de energia." Ao ser avisado que "efeito-cascata" é uma expressão da língua, um recurso retórico, Lobão não se abalou: "As hidroelétricas também serão retóricas. O repasse de verbas, não, e é isso que importa."