25jan2011 | 18h42 | Cultura

Diploma de modelo será exigido no SPFW

A+ A- A

SÃO PAULO – O sindicato das modelos, manequins e fashionistas enviou um Hype-Press-Release informando que está em negociações com a organização do São Paulo Fashion Week para exigir que todas as modelos que desfilarem nas passarelas do evento tenham diploma de Moda. O documento foi diagramado pela artista plástica Tomie Othake e escrito por Glorinha Kalil.

O texto defende a regulamentação do setor contra a invasão de atores norte-americanos, ex-BBBs e até músicos. “A temporada de 2010 terminou apontando tendências para manifestações tipo 60´s. A remontagem de Hair no teatro e a volta do laquê são apenas dois exemplos. Por isso, acionamos nossos experts do Sindicato para produzir um documento reivindicando diplomas para quem quiser pisar no solo sagrado da SPFW. Nota: a palavra ’reivindicar’ está em alta. Use e abuse”, dizia o início do manifesto.

Sempre elegante, Glorinha não quis citar nomes, mas fontes ligadas ao Ministério da Cultura revelaram que o setor está preocupado com a proporção que as participações de Ashton Kutcher, Lobão e da atriz Mayana Moura estão tomando. “Não se trata de corporativismo. O problema é que, daqui a pouco, não vai ter mais espaço para as modelos profissionais. Para resolver isso de vez, vamos pressionar o governo para a criação de um edital público para a seleção de modelos concursadas que desfilarão em todos os eventos de moda que ocorrerem no país. Enquanto isso, temos que tomar medidas paliativas para evitar que o troço desande”, declarou Vicente Lucas Marcondes, assessor de economia criativa do Minc.