22jun2012 | 15h26 | Brasil

Em busca de visibilidade, Paraguai troca Lugo por Roberto Justus

A+ A- A

ESTÂNCIA DE CARAS – Por 73 votos a favor e apenas um contra, a Câmara dos Deputados do Paraguai decretou ser imperativo adotar um plano de ação para tirar o país da irrelevância na qual se encontra desde a independência, em 1811.

"Nosotros necessitamos de un poco de tchan”, declarou Paco Santa Rosa, líder do Partido Liberal Radical. “Si por lo menos Roberto Justus fuera paraguayo. Nadie en mi país és tan hermoso.”

No último mês, o Parlamento aprovara um pacote de medidas que muitos julgavam suficientemente ambicioso para suscitar pelo menos uma nota no jornal Zero Hora e/ou Gazeta de Florianópolis, além de aumentar o fluxo de turistas em no mínimo três indivíduos.

Das diversas leis sancionadas na ocasião, a mais ousada dispunha sobre a transformação dos seios de Larissa Riquelme em nova unidade nacional. No local, iniciar-se-iam, já no presente exercício, vultosas obras de infraestrutura, como um rodoanel e um aeroporto para voos regionais, de modo a facilitar o acesso de veranistas.

Líderes de todos os partidos não conseguiram esconder certa decepção com o resultado algo modesto das medidas. Segundo estudos do Ministério do Planejamento, apenas um turista cruzou a fronteira do país desde a adoção do pacote, dando meia-volta assim que ficou sóbrio.

Diante do fracasso, oposição e situação acataram a sugestão de Santa Rosa de eleger Roberto Justus, a revelia, Presidente Estético da República do Paraguay (PERP). Na ocasião, os legisladores prometeram à nação que, em menos de dois meses, cresceriam topetes tão elegantes quanto o do novo mandatário, fato que trouxe grande conforto ao povo paraguaio.

Fernando Lugo foi prontamente destituído do poder. Observadores da política local avaliam que a derrocada do ex-presidente começou no dia em que deixaram de aparecer na imprensa mulheres carregando pelos braços filhos ilegítimos de Lugo. “Fue el su mejor momento”, explicou Santa Rosa, “quando apareció el tercer hijo, por la primera vez desde 1957 el Paraguay logró ser mencionado en el New York Times!"

Informado de que é o novo Presidente do Paraguai, Roberto Justus se disse muito honrado e perguntou: “Fica perto de Miami?”