23out2012 | 14h50 | Economia

Sérgio Cabral lança edital para concessão do Rio de Janeiro

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LEBLON – O governador Sérgio Cabral convocou uma coletiva de imprensa no restaurante Napkin´s para anunciar as regras do edital de licitação para a concessão do Rio de Janeiro pelos próximos 35 anos – com exceção do Pão de Açúcar, arrendado perpetuamente por Abílio Diniz. O concessionário terá de fazer obras de infraestrutura, como a construção de estacionamentos, bares, restaurantes, helipontos, lojas e áreas de lazer. Em troca, ganhará licença para explorar os pontos nobres ocupados por flanelinhas, camelôs e apontadores do jogo do bicho. É responsabilidade da empresa erguer também o Museu do Romário, um busto de Eike Batista em cada posto da orla e regulamentar a prática do altinho. "Com isso, a capacidade máxima da cidade vai diminuir para 4 milhões de pessoas", explicou Cabral.  

As regras preveem a exploração de naming rights com o nome da cidade, que poderá mudar para Riox, Rio de Coca-Cola, Delta de Janeiro ou Brahma de Janeiro a Dezembro, conforme o vencedor do edital. "Queremos oferecer uma cidade atrativa para os investidores. O Rio, com sua paisagem natural deslumbrante, será transformado em uma arena multiuso e poderá abrigar os maiores eventos da humanidade", explicou Cabral, tirando o guardanapo da cabeça.

Até o momento, a EBX , empresa de Eike Batista, foi a única a apresentar uma proposta para adquirir concessão do Rio de Janeiro. "Mas a cidade tem que ser desenhada não como essas coisas que fazem no Brasil. A Favela da Maré não tem estacionamento nem heliponto. Como pode? É preciso que tenha estacionamento. Senão como as pessoas vão parar o carro lá?", perguntou Eike.

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