30nov2012 | 17h43 | Esporte

Resultado do Concurso cultural "Descubra a função do coordenador técnico da seleção"

A+ A- A

Foram dezenas de milhares de colaborações ao redor do Planeta. Joseph Blatter, presidente da FIFA, enviou um longo email com 149 laudas coordenadas para explicar a importância da coordenação de seleções. Centenas de funcionários do Banco do Brasil conseguiram uma brecha entre suas inúmeras e emocionantes tarefas diárias para enviar sugestões. Ficamos emocionados com tamanha participação e resolvemos aumentar a quantidade de vencedores.

Troféu Dunga para leitores esforçados

Duas participações merecem menção honrosa e vão receber um exemplar da piauí_75, que chega segunda-feira nas bancas:

Monica Ferrero foi certeira:

A função do coordenar técnico é muito parecida com a de um pinguim de porcelana em cima de uma geladeira. Não serve pra nada além de enfeitar. 

Luiz Fernando Sande Mathias saiu-se com essa:

Coordenador Técnico é expressão derivada do latim , que significa “aquele que, embora não organize, também não desorganiza”.

A expressão foi muito difundida na Roma Antiga, para designar senhores (ou, em bom latim, vellinhus) dotados de altas patentes e relevantes currículos militares, adeptos à doutrina de que o melhor ataque era a defesa (ou ferroliatus suiss).

Há quem diga, porém, que a função precípua, mas oculta, do , pelo seu (mal explicado) prestígio social, resumia-se a emprestar legitimidade à condecoração de generais cuja patente havia sido recentemente rebaixada.

Espero ter elucidado a questão sob a vertente histórica; ou, em bom modestês, pelo menos contribuído para o debate.

 

E o vencedor do pinguim de porcelana é…

Rafael Luis Strapasson

Carlos Alberto Parreira terá a mesma função de José Serra nas eleições de 2012. Aparecer na mídia alguns meses, antes de se aposentar.

Saiba mais sobre o concurso cultural aqui