18jan2013 | 14h01 | Esporte

Lance Armstrong revela que José Dirceu controlava esquema de doping

A+ A- A

AUSTIN – Em entrevista ontem à noite à apresentadora Oprah Winfrey, o ciclista Lance Armstrong admitiu que, a partir da chegada de Lula à presidência da República, em 2002, ele e sua equipe passaram a se dopar, graças a um esquema montado por José Dirceu desde o quarto andar do Palácio do Planalto. “Até então, jamais passara pela minha cabeça infringir as leis do esporte e competir usando substâncias proibidas, mas aí me apareceu o Dirceu com um esquema tão azeitado e bem feitinho que fiquei tentado”, confessou o ex-atleta. “A princípio, resisti, até Dirceu me assegurar que todos estavam se dopando, e que esta era a regra do jogo. Se eu não me adequasse, na melhor das hipóteses acabaria disputando a Volta do Acre.” Soluçando, Armstrong desabafou: “Dirceu foi minha ruína.”

Em entrevista coletiva, o procurador geral da República, Roberto Gurgel, anunciou ter provas "concretas e irrefutáveis" de que Dirceu fornecia material de doping regularmente a atletas de diversas nacionalidades. "Pelo menos uma vez por mês, o petista turbinava um boxeador cubano, um saltador venezuelano e um maratonista do PMDB", denunciou.

No final da tarde, a juventude petista organizou um novo evento para apoiar Dirceu. "Vamos dar treze voltas de bicicleta na Praça dos Três Poderes", bradou Ernesto Castro.

Leia também

José Dirceu conspira com José Dirceu contra José Dirceu

Rafinha Bastos faz piada com José Dirceu e é condenado a prisão perpétua

PMDB quer maioria na Academia Brasileira de Letras

Lula vai a Cuba para tratar memória