20mar2013 | 16h45 | Brasil

Luciana Gimenez revisará redações do Enem

A+ A- A

VILA BRASILÂNDIA – Profundamente chateado com as desatenções nas correções de provas do Enem, o ministro Aloizio Mercadante decidiu imitar o novo papa e dar o bom exemplo: viajou com a comitiva de Dilma para o Vaticano e rezou doze orações coordenadas assindéticas para Ave Maria. "Comprei um terninho na promoção para ficar em sintonia total com o Santo Padre", disse o Ministro. Após uma iluminação, Mercadante convidou a apresentadora Luciana Gimenez para liderar a banca que coordenará a revisão das redações. "Montei um time superpop com os linguistas Mr. Catra, Kléber Bambam e Jeca Tatu", anunciou a apresentadora. "A norma culta não deve se sobrepor à língua de carne e osso que bomba nas ruas", completou.

Ultrajadas, minorias defensoras da norma culta organizaram uma passeata a favor da mesóclise e contra a língua presa de Lula. "Basta de perdigotos! O país precisa de um banho de crases!", gritavam os manifestantes, brandindo pelas ruas tomos do dicionário Caldas Aulete. O jornal O Globo aproveitou para atingir o ex-presidente em exercício em seu editorial: "Ver-se-á o dia em que o apedeuta, como o definiu para sempre o imortal Romualdo Azedo, ainda vai pleitear um assento (assento, com dois esses!!!) entre os acadêmicos. A casa de Machado de Assis, Roberto Marinho e Merval Pereira não pode ser vilipendiada por párias da língua", decretou o jornal.

Atingido por um ditongo crescente perdido, Mercadante recebeu os manifestantes para justificar sua escolha por Gimenez: "Fi-lo porque qui-lo". A seguir, explicou suas razões: "Marco Feliciano está na Comissão de Direitos Humanos, Blairo Maggi na presidência da Comissão do Meio Ambiente. Estamos em linha com a vanguarda política brasileira", analizou.

Leia também

Vanusa divulgará gabarito do Enem

Enem é reprovado no Enem