19fev2014 | 17h40 | Brasil

Sociólogo alerta para a gentrificação da Papuda

A+ A- A

PARIS – O sociólogo Demétrio Lamounier convocou representantes dos movimentos sociais dos Jardins e de Cerqueira Cezar para anunciar o resultado de sua pequisa sobre as mudanças no perfil da população da Papuda: "Após a prisão de políticos, publicitários e tesoureiros petralhas, o pavilhão 13 conheceu um viés de valorização. Trata-se um fenômeno de especulação presidiária, algo cruel, conhecido nos meios acadêmicos como gentrificação carcerária". Tal fato, completou o acadêmico, "acabou afastando presos menos favorecidos para a periferia do presídio. Daqui a pouco terão de ser socorridos com o Bolsa Xadrez para se reinserir no sistema".

Segundo o sociólogo, o petismo foi responsável pela quintuplicação dos preços do presídio e muita gente está pedindo transferência para cárceres mais acessíveis. "Um colchonete, que antes custava 5 cigarros no varejo, hoje não sai por menos de 2 maços de Marlboro", explicou.

Em reação, José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares anunciaram uma campanha online para arrecadar maços de cigarro. "Precisamos nos precaver. Com a iminente chegada do novo companheiro Eduardo Azeredo e seus assessores, a coisa toda tende e a piorar", disse Delúbio.

Para agradar Dirceu e Fidel Castro, o escritor Fernando Morais lançou na internet uma campanha ousada de arrecadação de charutos. "A militância vai entupir aquele negócio de Habanas", disse o escritor, representante da ala comunista do PMDB, ao lado Renan Calheiros e Paulo Skaf. Como prova de seu desprendimento, Morais doou um toco de um legítimo Romeu e Julieta saboreado na véspera em seu apartamento em Higienópolis. 

Leia também

Dirceu nega que venderá metanfetamina para pagar multa do mensalão