26mar2014 | 19h40 | Brasil

Marco Civil da Internet punirá quem ficar mais de 20 minutos olhando para o iPhone

A+ A- A

Aprovado pela Câmara dos Deputados, o Marco Civil da Internet regulamentará o acesso ao iPhone. "Pais de família hoje sentam para jantar e não tiram os olhos do celular. Amigos saem para um chope e pouco conversam. É preciso dar um basta!", discursou o deputado Alessandro Molon, apresentando uma proposta para punir cidadãos que passarem mais de 20 minutos absortos na tela do aparelho. "Quem infringir a nova regra, perderá 10 amigos no Facebook", completou.

Didático, Molon fez uma apresentação de slides para explicar a nova regulamentação. "Acabou a baderna: a partir de agora está proibido curtir as próprias postagens e atribuir frases de autoajuda a Clarice Lispector, Verissimo ou Arnaldo Jabor. Criamos regras para regulamentar convites do FarmVille e do CandyCrush. Também serão estritamente controlados o uso de hashtags, fotos de pratos de comida e cutucadas."

A proposta caiu como uma bomba em São Paulo. Desorientados, centenas de paulistanos corriam pelos corredores de agências de publicidade gritando palavras incompreensíveis. Redações de jornais e revistas fizeram um minuto de silêncio. Foi convocado, pelo Facebook, um abraçaço virtual ao smartphone.

Leia também

Gilberto Gil cria concerto de onomatopeias para explicar o Marco Civil da Internet

Cientistas da ONU alertam para redução do nível dos comentários na internet

Ex-panicat exige ser monitorada pela Casa Branca

Lula e FHC iniciam amizade no Facebook