01dez2016 | 16h42 | Brasil

Câmara aprova alteração dos Dez Mandamentos

A+ A- A

LIMBO – Em nova votação ocorrida na madrugada, a Câmara dos Deputados aprovou alterações nos 10 Mandamentos. A partir de agora, as Leis de Deus passam a ser apenas 4. “Fizemos votação nominal. Lavo minhas mãos”, defendeu-se Rodrigo Maia.

“Amar a Deus sobre todas as coisas” recebeu emendas no sentido de evitar abusos de autoridade do Supremo Arquiteto. “A Constituição permite que Deus seja onipotente mesmo não tendo um mandato judicial? Que seja onipresente, inclusive em propriedades privadas?”, indagou Renan Calheiros. No que já vem sendo considerada uma peça clássica da hermenêutica teológica, o pedetista Wewerton Rocha (MA) sustentou que “se o homem foi feito à imagem e semelhança do Todo Poderoso, é tudo a mesma coisa. Portanto, sugiro uma emenda para que o primeiro mandamento passe a ser ‘Amai a si mesmo sobre todas as coisas’. Fica mais realista”. O plenário aprovou.

O terceiro mandamento – “Guardar domingos e dias santos” – foi expandido para “Guardar domingos, dias santos, além de segundas, terças e sextas, já que Brasília só trabalha de quarta a quinta”. O deputado Marco Feliciano sugeriu acrescentar ao mandamento um dispositivo pelo qual o Erário se responsabiliza a pagar os custos de deslocamento e hospedagem da parentela dos deputados que queira guardar domingos e dias santos em família. “É o auxílio-devoção coletiva, essencial para o fortalecimento da família cristã. No próximo Natal, por exemplo, minha ideia é congregar num templo em Miami. Sem minha peça legislativa, minha família teria de ficar em Alphaville.”

O plenário da Câmera aprovou por unanimidade a nova redação de Zequinha Sarney para o quarto mandamento: “Honrarás pai, mãe, tios, tias, primos, cunhados, sobrinhos e congêneres, indicando-os para cargos públicos”.

O sétimo mandamento – “Não roubar” – foi mantido, tendo sofrido apenas uma leve modificação. No caso, os deputados apenas suprimiram a palavra “não”.

O resto dos mandamentos foi eliminado.