Câmara lança campanha “Não compre, adote um deputado”
BRASÍLIA – Como parte de um plano para melhorar a imagem da Câmara dos Deputados, foi lançada essa semana a campanha “Não compre, adote um deputado”.
Aristides Junqueira, coordenador da ONG de proteção a deputados Deputamadre, afirma que “o modelo de adoção é um avanço considerável sobre o da propina. Estamos falando de uma abordagem mais humana do processo. Ao trocar um regime pelo outro, as empreiteiras ganham um senso de responsabilidade maior. Não é apenas comprar o deputado e receber a emenda. Tem que passear com o político, brincar com ele, exercitar o companheirismo”. O coordenador diz também que, de certa maneira, o processo já fazia parte da vida das empresas, visto os apelidos carinhosos dados por elas aos congressistas.
Heráclito Fortes, que recebeu o nome afetivo “Boca Mole”, afirmou algo que a reportagem não conseguiu entender, mas que fez com que Jorge Von Windolberg, executivo de uma grande construtora e adotador do deputado, desse uma gargalhadas gostosa acompanhada de um carinho debaixo do queixo parlamentar.
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