20jan2017 | 19h29 | Cultura

Ministério da Justiça pretende copiar sistema do Big Brother para controlar detentos

A+ A- A

NAVE LOUCA – A 17a. edição do Big Brother Brasil, que começa na próxima segunda-feira, trouxe uma surpresa. Foi anunciada ontem uma parceria do programa com o Ministério da Justiça, a fim de ajudar no controle de detentos durante a atual crise carcerária.

“Obviamente, notamos que os encarcerados do BBB ficam felizes ali, sem motim ou queima de colchões. Esse é o modelo que queremos para nossas penitenciárias”, disse o ministro Alexandre de Moraes. Além do sistema de câmeras, o ministério pretende adotar o modelo de pay-per-view, em que assinantes pagarão para obter acesso contínuo às imagens dos presídios. “Dessa maneira, multiplicaremos expressivamente o número de nossos vigias e teremos mais uma fonte de renda”, completou Moraes.

Para auxiliar na pacificação das cadeias, o Estado também levará palestras de ícones do programa aos detentos. Já estão confirmados Íris Stefanelli, Rodrigo Caubói, Dhomini e Kleber Bam Bam. Quando questionado sobre a ausência do deputado Jean Wyllys, o ministro afirmou haver uma incompatibilidade de agendas.