A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Agência Lupa percorrerá o país com a caravana piauí de jornalismo

por Equipe Lupa
15.mar.2017 | 15h30 |

Você tem curiosidade para saber mais sobre a checagem de dados, fatos e discursos? Gostaria de entender o processo para poder aplicá-lo por aí? E que tal participar de uma oficina com os fact-checkers da Lupa? Se interessou? Então fique de olho no calendário da #caravanapiauí de jornalismo, que começa nesta quarta-feira (15) em Brasília.

A partir deste mês e com grande frequência, os checadores da Lupa se unirão aos melhores jornalistas da revista piauí para percorrer o país e discutir os temas mais palpitantes da vida nacional. A ideia é destrinchar os bastidores do bom jornalismo e também ampliar seu alcance.

A primeira edição da #caravanapiaui acontece nos dias 15 e 16 de março no Centro Universitário IESB. Ela contará com a presença das jornalistas Daniela Pinheiro Julia Duailibi, da revista piauí, e da subeditora da Agência LupaJuliana Dal Piva.

“Muita gente pergunta o que há de diferente no trabalho de checagem de dados frente à checagem feita em notícias e reportagens como as da piauí. Vamos mostrar essas diferenças e, claro, falar da avalanche de notícias falsas”, conta Juliana.

O evento é gratuito e a inscrição pode ser feita aqui: www.iesb.br/CaravanaPiauinoIESB

Programação:

Quarta-feira – 15/03 – IESB SUL- Auditório D

19h30 às 20h30 – Julia Duailibi – A cobertura política na revista piauí

20h45 às 21h45 – Juliana Dal Piva – A checagem de notícias

Quinta-feira – 16/03 – IESB SUL- Auditório D

9h às 11h – Daniela Pinheiro – Apuração, redação e edição de grandes reportagens

Alô, faculdades de jornalismo! A #caravanapiaui quer ir até vocês. Entrem em contato pelos e-mails caravana@revistapiaui.com.br e lupa@lupa.news.

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A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

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A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
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