A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Foto: Marcos Corrêa / PR

Temer disse que encontrou Joesley Batista, mas não registrou reunião

por Equipe Lupa
18.maio.2017 | 09h16 |

Horas depois de O Globo publicar reportagens que revelam detalhes da delação premiada feita à Lava Jato pelos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, o presidente Michel Temer emitiu uma nota reconhecendo ter se encontrado com Joesley nas últimas semanas, mas negando ter feito qualquer interferência nas investigações que estão em curso no país.

Entre as provas que, segundo o colunista Lauro Jardim, teriam sido entregues pelo empresário ao Supremo Tribunal Federal (STF), estaria uma gravação em que o presidente apareceria concordando com a compra do silêncio do deputado cassado Eduardo Cunha, que está preso.

Na nota, divulgada pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, Temer afirmou o seguinte:

“O encontro com o empresário Joesley Batista ocorreu no começo de março, no Palácio do Jaburu”RECORTES-POSTS-CONTRADITORIO

A  Lupa checou, na noite de quarta-feira (17) e na manhã desta quinta-feira (18), a agenda oficial do presidente da República, disponível para consulta diária no site do Palácio do Planalto, e constatou que Temer não registrou nela nenhum encontro com o empresário Joesley Batista. Confira aqui. 

A agenda pública das autoridades faz parte das medidas de transparência ativa exigidas pela Lei de Acesso à Informação. A Controladoria Geral da União criou recomendações sobre como os portais devem apresentar essas informações. Para o caso das agendas, determina que elas apareçam no item “institucional” dos diversos sites do poder público.

É comum que Temer registre em sua agenda reuniões feitas no Palácio do Jaburu. No dia 10 de maio, por exemplo, o presidente teve no local um “café da manhã com deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP)”. O evento estava marcado para as 8h30 e foi amplamente divulgado.

Procurado para explicar a ausência do registro sobre Joesley na agenda pública do presidente, o Palácio do Planalto ainda não retornou.

Nota: A pesquisa na agenda do presidente foi finalizada às 9h10 desta quinta-feira (18)

Leia outras checagens de ‘País’ / Outras publicadas neste mês / Volte à home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo