A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Cenas do filme Nada a perder (Divulgação)
Cenas do filme Nada a perder (Divulgação)

Prefeitura do Rio patrocina filme de Edir Macedo?

| Rio de Janeiro | lupa@lupa.news
22.jun.2017 | 18h34 |

Circula nas redes sociais a informação de que a Prefeitura do Rio de Janeiro estaria patrocinando, por meio da RioFilme, a produção do filme “Nada a Perder”, uma adaptação para os cinemas da autobiografia do bispo Edir Macedo. Macedo é fundador da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) e tio do prefeito Marcelo Crivella.

Em fevereiro, sites como o RD1 divulgaram reportagens com essa informação. Nesta semana, depois que Crivella anunciou um corte de 50% nos repasses para o carnaval, o assunto voltou à tona. Até a professora  Luciana Boiteux, que disputou com a vice-prefeitura do Rio na chapa de Marcelo Freixo (PSOL) em 2016, compartilhou a notícia em seu Facebook.

A Lupa foi conferir:

“Filme de Edir Macedo terá patrocínio de prefeitura de Marcelo Crivella”

FALSO

Em nota, tanto a RioFilme quanto a Paris Filmes negam de forma taxativa envolvimento da cidade do Rio com a obra. “Não há recurso da RioFilme na produção ou distribuição deste filme”, informou a assessoria de imprensa da RioFilme, que também disse desconhecer o orçamento do projeto que está totalmente a cargo da Paris Filmes.

A distribuidora Paris Filmes reiterou que é a única responsável pela produção “Nada a Perder”. Em relação ao orçamento, afirmou que “tudo o que saiu na imprensa é especulação”. O filme se divide em duas partes e está sendo rodado em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ainda há filmagens previstas para setembro em Joanesburgo e Israel.

Segundo a RioFilme, até 2015, havia três meios de conseguir patrocínio oficial da cidade: por editais de fomento, pelo Programa de Investimento Automático Reembolsável e por investimento direto. Em 2016, ano de orçamento mais alto, não houve verba destinada a novos programas de fomento. E ainda não há previsão de verbas desse tipo para 2017.

Os últimos projetos que receberam apoio da RioFilme, nas três modalidades de investimento, podem ser conferidos nos seguintes links: aqui, aqui e aqui.

*Com supervisão de Cristina Tardáguila

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
SUBESTIMADO
Os dados são mais graves do que a informação
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo