UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Quatro vezes em que governo Temer disse que não aumentaria impostos
21.07.2017 - 16h03
Rio de Janeiro - RJ
Na quinta-feira (20), o governo assinou decreto que aumenta os tributos sobre combustíveis – no caso da gasolina, as alíquotas de PIS/Cofins dobraram. A medida, aliada ao contingenciamento de R$ 5,9 bilhões em despesas, busca gerar uma receita adicional de R$ 10,4 bilhões e segurar o rombo fiscal do governo. Para justificar a decisão, o presidente Michel Temer disse que a medida garantia a responsabilidade fiscal. Para ele, a população vai “compreender”.
Só que ao longo do ano passado, tanto o presidente como seus ministros afirmaram diversas vezes que não aumentariam impostos. A Lupa identificou quatro desses momentos, dois ocorreram próximos à aprovação do impeachment de Dilma Rousseff.  Além disso, esse foi um dos principais argumentos do governo, à época,  para aprovar a PEC do Teto de Gastos, que limita as despesas públicas. Confira:
“Se nós aprovarmos a (PEC) 241, nós não precisamos pensar em tributo, porque, convenhamos, a carga tributária chegou ao seu limite”
Michel Temer, evento em SP, no dia 30/09/2016
Contraditório
Em setembro de 2016, durante um discurso em São Paulo, Temer disse que a aprovação da PEC (do teto dos gastos públicos) evitaria o aumento de impostos. A medida, que gerou polêmica entre especialistas de Saúde e Educação, foi aprovada no Congresso Nacional e transformada em emenda constitucional em dezembro de 2016.

“Nós estamos cortando na carne. Quando falamos em teto das despesas públicas, estamos descartando neste momento qualquer hipótese de tributo”
Michel Temer, no Jornal da Band, no dia 06/10/2016
Contraditório
Naquela ocasião, o presidente voltou a afirmar que não seria necessário aumentar impostos, porque o governo estava “cortando na carne”. Outra vez, Temer mencionou a PEC do teto de gastos públicos como a alternativa para melhorar as finanças do governo.

“Já há decisão sim, a área fazendária já decidiu, (…) seguindo orientação do presidente Michel Temer, não haverá aumento de imposto para o exercício de 2017”
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, em entrevista coletiva no dia 23/08/2016
Contraditório
Além do presidente, o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, também garantiu em entrevista coletiva, em agosto de 2016, que o governo não subiria tributos em 2017. A promessa foi feita quando Temer ainda era interino e aguardava a aprovação do impeachment de Dilma Rousseff.

“No orçamento de 2017, segundo o projeto de lei apresentado, não está previsto o aumento de imposto”
Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, em entrevista coletiva no dia 31/08/2016
Contraditório
Ao apresentar a proposta de orçamento do governo para 2017, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também repetiu a mesma negativa. Na ocasião, ele disse que a medida não seria necessária. Em abril de 2017, na divulgação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2018, o governo rejeitou a possibilidade de recorrer a um aumento de tributos no ano seguinte.
OUTRO LADO
Procurado, o governo informou por meio da assessoria do Ministério da Fazenda que “não houve mudança de posição. Sempre dissemos que seria feito o necessário para assegurar o equilíbrio fiscal, o crescimento da economia e do emprego. Com a aprovação da Reforma da Previdência e a retomada do crescimento sustentado, o Brasil poderá diminuir a carga tributária”. Confira a nota.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.07.2025 - 18h05
Operação da pf
Após tornozeleira, Bolsonaro mente sobre provas da PGR e contradiz filho

Horas após Jair Bolsonaro ter sido alvo de uma operação da PF, o ex-presidente  alegou que o pedido de condenação da PGR não tem provas — o que é falso. Ele também contradisse o filho, o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), sobre articulações na Casa Branca contra o Brasil. A Lupa checou algumas das declarações, confira:

Carol Macário
10.06.2025 - 16h27
Justiça
No STF, Bolsonaro repete fakes sobre Pix, CPX e distorce documento sobre urnas

O ex-presidente Jair Bolsonaro prestou depoimento nesta terça-feira ao STF como réu no julgamento da tentativa de golpe de Estado. Em sua fala inicial, Bolsonaro assumiu que pode ter exagerado ao falar sobre as eleições, mas na sequência repetiu informações imprecisas e já desmentidas sobre o Pix, teto de gastos e urnas. Confira a checagem da Lupa

João Pedro Capobianco
15.05.2025 - 14h00
Política
No Uol, Bolsonaro volta a mentir sobre tentativa de golpe e Adélio Bispo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu uma entrevista ao Uol nesta quarta-feira (14), na qual distorceu informações sobre a tentativa de golpe de Estado pelo qual é réu no STF e mentiu sobre Adélio Bispo, autor do atentado que sofreu em 2018. Além disso, voltou a exagerar os motivos que levaram à sua inelegibilidade.

Maiquel Rosauro
09.04.2025 - 08h00
Saúde
Áudios antivacina e com fakes sobre mortes por Covid-19 voltam a circular

Áudios antigos que circularam entre 2022 e 2023 e desmentidos pela Lupa voltaram a ser disseminados nas últimas semanas em grupos do WhatsApp alertando sobre um suposto aumento de casos repentinos de mortes por Covid-19 e de efeitos colaterais graves da vacina. Apesar do alarme das mensagens, o conteúdo delas é falso.

Ítalo Rômany
06.04.2025 - 20h00
Política
Réu por tentativa de golpe, Bolsonaro repete mentiras sobre Lula, STF e TSE em ato na Paulista

Bolsonaro reuniu neste domingo (6) apoiadores em São Paulo para defender a anistia aos réus dos atos de 8 de janeiro. No discurso, criticou decisões do STF sobre o inquérito que investiga a suposta trama golpista, no qual tornou-se réu, e voltou a repetir mentiras de que Lula se reuniu com traficantes e defendeu o Hamas. Confira a checagem da Lupa.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital