A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Agência Lupa oferecerá oficinas gratuitas no Festival piauí GloboNews

por Equipe Lupa
13.set.2017 | 09h45 |

Pelo segundo ano consecutivo, a Lupa participará do Festival piauí GloboNews de Jornalismo, oferecendo oficinas de fact-checking. E – mais uma vez – elas serão totalmente gratuitas!

Com o apoio institucional do Facebook e os parceiros CBN, Catraca Livre e revista piauí, a equipe de jornalistas da agência dará dois workshops, de quatro horas cada um, no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo (SP).

A primeira turma, exclusiva para estudantes universitários, será no sábado, dia 7 de outubro, das 8h às 12h. A segunda, que reunirá apenas profissionais da comunicação, acontecerá das 8h às 12h do domingo, 8 de outubro.

Na edição de 2017, a Lupa treinará 28 alunos, ou seja, 14 pessoas em cada turma. E, graças ao apoio dos parceiros da agência, a maioria dos participantes virá de fora da capital paulista, com transporte e hospedagem gratuitos. Os participantes também terão direito a um desconto de 50% nos ingressos do Festival piauí GloboNews de Jornalismo como um todo.

Agora, veja abaixo como fazer para disputar uma das vagas. Há regras para universitários e para profissionais. Ache aquela que encaixa com o seu perfil.

SOU ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO

Quadro de vagas:

Para universitários que moram na cidade de São Paulo (SP): 4

Para universitários que moram em outras cidades do país: 10

Total de vagas gratuitas oferecidas: 14

Regras:

1- Só deverão participar do processo de seleção da Lupa os universitários que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 6 e 7 de outubro de 2017.

2- Poderão participar do processo de seleção da Lupa universitários de qualquer curso de graduação. Estão excluídos, portanto, alunos dos cursos de pós-graduação.

3- Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa universitários que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.

4- Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para universitários e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.

5- Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.

6- Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.

Prazos:

Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017

Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017


 

JÁ SOU FORMADO E TRABALHO EM COMUNICAÇÃO/JORNALISMO

Quadro de vagas:

Vagas para profissionais que moram na cidade de São Paulo: 4

Vagas para profissionais que moram em outras cidades do país: 8

Total de vagas: 12*

* Como apoiadores do evento, a CBN e o Catraca Livre indicarão dois profissionais para ocupar outras duas vagas na oficina da Lupa, totalizando 14 participantes.

Regras:

1- Só deverão participar do processo de seleção da Lupa profissionais graduados em Jornalismo ou Comunicação Social que moram no Brasil e têm disponibilidade prévia para estar na cidade de São Paulo entre os dias 7 e 8 de outubro de 2017.

2- Não é necessário estar empregado para participar do processo de seleção da Lupa.

3- Só deverão se inscrever no processo de seleção da Lupa profissionais que não participaram de nenhuma outra oficina presencial de checagem oferecida pela agência até agora.

4- Os participantes deverão preencher o formulário de inscrição para profissionais e responder as duas perguntas nele formuladas dentro dos critérios estabelecidos. A Lupa avaliará a clareza e objetividade dessas respostas.

5- Os participantes que se inscreverem no processo de seleção concordam com os termos nele estabelecidos. Comprometem-se a estar presentes na oficina na data pré-definida e a arcar com os custos de alimentação, seguro médico, transporte local (dentro da cidade de São Paulo) e demais gastos pessoais ao longo do evento. Isentam a Lupa e seus parceiros de qualquer responsabilidade frente a companhias aéreas, hotéis e local de realização das oficinas. Confirmam disposição para participar de gravação de vídeos institucionais e também em ceder gratuitamente seu direito de imagem para promoção do evento.

6- Os selecionados para a oficina não terão acesso gratuito às mesas do Festival piauí GloboNews de Jornalismo por se tratar de eventos diferentes. Os 28 participantes da oficina da Lupa receberão por e-mail um código especial para ter um desconto de 50% numa eventual compra de entradas para o festival. O uso desse código e a compra de entradas é opcional e não tem qualquer interferência no processo de seleção da Lupa. Acesse o site divulgado pela revista piauí para qualquer outra informação sobre o evento.

Prazos:

Período de inscrição: De 10h do dia 13 de setembro de 2017 até 10h do dia 17 de setembro de 2017

Divulgação da lista de selecionados: 20 de setembro de 2017

Acompanhe as redes sociais da Lupa e se prepare para as oficinas!

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo