A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa 2 anos: Com o Futura, levaremos fact-checking ao Ensino Médio

por Equipe Lupa
13.nov.2017 | 19h00 |

Em 2018, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 1,9 milhão de jovens brasileiros com idade entre 16 e 18 anos poderão exercer pela primeira vez o direito ao voto. Trata-se de um conjunto de cidadãos que vai interferir na escolha do novo presidente, governadores, deputados e senadores. É, portanto, um grupo que merece atenção.

Mas será que esses jovens sabem identificar informações verdadeiras e falsas? Será que conhecem as ferramentas gratuitas e disponíveis na internet que podem ajudá-los a estar politicamente melhor informados? E será que entendem mesmo o funcionamento dos Três Poderes?

Para ajudá-los nesse processo – e para celebrar nossos dois anos de existência também -, nós, da Agência Lupa, selamos uma parceria com o canal Futura para produzir uma série de tutoriais inéditos sobre o processo eleitoral e as ferramentas que já existem e que ajudam a identificar notícias falsas.Trata-se de uma iniciativa inovadora e única no Brasil, mas de grande sucesso na Itália e na Argentina. Os roteiros dos tutoriais ficarão a cargo da Lupa, enquanto que a produção do material será feita pelo Futura.

Depois de prontos, os tutoriais estarão disponíveis tanto no site do canal quanto no da agência. Também aparecerão em todas as redes sociais. Por fim, serão levados a uma série de escolas de Ensino Médio – públicas e privadas – pelo país em 2018.

“Essa é uma parceira muito oportuna”, diz José Brito Cunha, gerente de Distribuição do Futura. “Acreditamos no potencial da Lupa e na relevância de seu trabalho dentro do contexto do jornalismo e da segurança da informação. O Futura completa 20 anos. Ao longo desta trajetória, procuramos sempre inovar na oferta de conteúdo sobre Educação, e as trilhas (conjunto de animações e vídeos) representam um ótimo caminho para educadores e jovens promoverem novos debates sobre temas importantes em um ano eleitoral.”

“A formação de jovens eleitores conscientes é fundamental para o processo democrático”, destaca Douglas Silveira, gerente de Marketing da Lupa. “Estamos muito felizes em poder criar novos conteúdos por meio da parceria com o canal Futura”.

O LupaEducação foi lançado em 2 de abril de 2017 e já treinou mais de 270 pessoas presencialmente e quase 3 mil pessoas a distância, entre estudantes e profissionais de diversas áreas. Veja o calendário de oficinas que ainda ocorrerão neste ano:

2 de dezembro – Salvador – BA (lotada)

16 de dezembro – Rio de Janeiro – RJ – Inscreva-se aqui

Leia outras informações institucionais / Home

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Esse conteúdo foi útil?

1 2 3 4 5

Você concorda com o resultado desta checagem?

Sim Não

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo