A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Lupa fecha parceria com Facebook e vai checar posts feitos na plataforma

10.maio.2018 | 16h00 |

A Lupa anuncia nesta quinta-feira (10) mais uma grande parceria com o Facebook. A partir da próxima semana, a agência passa a checar diariamente o grau de veracidade de conteúdos publicados na plataforma. Também passa a integrar a rede mundial de checadores independentes, todos eles membros da International Fact-Checking Network (IFCN), que foi contratada para combater a desinformação nessa rede social. Leia a seguir os detalhes sobre a chegada da “verificação de notícias” do Facebook (Third Party Fact Checker Project) ao Brasil.


O Facebook lança no Brasil, na próxima semana, seu programa de verificação de notícias, em parceria com as agências de checagem Aos Fatos e Agência Lupa.

As duas agências de verificação terão acesso às notícias denunciadas como falsas pela comunidade no Facebook para analisar sua veracidade. Os conteúdos classificados como falsos terão sua distribuição orgânica reduzida de forma significativa no Feed de Notícias. Páginas no Facebook que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu alcance diminuído.

Esse mecanismo permitiu cortar em até 80% a distribuição orgânica de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras nos Estados Unidos, onde a ferramenta já está funcionando há algum tempo.

“Estamos comprometidos em combater a disseminação de notícias falsas no Facebook. Essa parceria com Aos Fatos e Agência Lupa é mais um passo em nossos esforços para combater a desinformação e melhorar a qualidade das notícias que as pessoas encontram no Facebook”, afirma a líder de parcerias com veículos de mídia do Facebook para América Latina, Cláudia Gurfinkel.

“Aos Fatos foi criado sob a premissa de que todas as pessoas têm direito à informação verificada. Essa iniciativa casa bem com essa filosofia, além de amplificar o necessário trabalho dos checadores de fatos durante um período crítico da história brasileira”, diz a diretora de Aos Fatos, Tai Nalon.

“Entramos neste projeto com muita energia e acreditando fortemente no impacto que ele terá, ainda mais num ano eleitoral. Melhorar a qualidade do debate público é um desafio para toda a sociedade, e estamos felizes em participar desta iniciativa junto com o Facebook”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila.

Além de reduzir o alcance de conteúdos considerados falsos, o Facebook enviará notificações para pessoas e administradores de Páginas que tentarem compartilhar esse conteúdo, alertando-os que a sua veracidade foi questionada por agências de verificação.

Notícias consideradas falsas pelas agências de verificação não poderão ser impulsionadas no Facebook. E as Páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir suas audiências.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aos Fatos e Agência Lupa poderão, ainda, associar a sua checagem a uma notícia que tenha sido questionada. Esse texto com a checagem será mostrado no Feed de Notícias por meio do recurso Artigos Relacionados, fornecendo mais contexto às pessoas para que tomem decisões mais informadas sobre o conteúdo que consomem.

O programa de verificação de notícias do Facebook está disponível em alguns países e conta com a parceria de organizações de checagem integrantes da International Fact-Checking Network (IFCN), da Poynter.

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES

1- Por que a Lupa?
A Agência Lupa foi contratada pelo Facebook para atuar como “third party fact-checker” (verificador independente) por ser membro verificado da International Fact-checking Network no Brasil (IFCN). Para o Facebook, era indispensável envolver nesse projeto verificadores que tivessem passado pela auditoria internacional realizada pela IFCN anualmente, e a Lupa já acumula dois selos de auditoria: o de 2017 e o de 2018. A avaliação externa, realizada por avaliadores independentes, atesta que a agência cumpre os cinco princípios éticos da rede internacional de checadores: é transparente quanto à metodologia de trabalho, quanto às fontes que usa e quanto a seu financiamento. Também tem uma política pública para eventuais correções e trabalha de forma apartidária. Leia mais sobre as auditorias aqui.

2- Como funciona a parceria com o Facebook?
A Lupa terá acesso a uma plataforma desenvolvida pelo Facebook, com links para notícias que foram compartilhadas na plataforma e que podem ser falsas. A seleção das notícias potencialmente falsas será feita a partir de denúncias da própria comunidade, uso de ‘machine learning’ e também por sugestões feitas pelos próprios verificadores. Uma vez dentro da plataforma, os checadores da Lupa irão selecionar os links para trabalhar, obedecendo a critérios de relevância jornalística, e aplicar neles a metodologia da agência. Depois de concluir sobre a veracidade do conteúdo, classificarão esses conteúdos conforme as etiquetas da plataforma, de forma a identificar sua veracidade. Os posts que receberem etiquetas negativas terão sua distribuição orgânica reduzida na rede social. A Lupa se propõe a disponibilizar em seu site todas as checagens realizadas dentro deste projeto.

3- Durante quanto tempo dura a parceria da Lupa com o Facebook?
O primeiro contrato entre a Lupa e o Facebook para a realização de checagens vai de maio a dezembro de 2018.

4- Por que o Facebook recorreu à Lupa para fazer checagem?
A redução do alcance de notícias falsas na plataforma é um dos pilares do trabalho do Facebook contra a desinformação. O Facebook definiu uma parceria com a Lupa – e com outros membros da IFCN mundo afora – para combater a disseminação de notícias falsas. O trabalho proposto pelo Facebook no combate à desinformação tem outros dois pilares principais: remover conteúdos que ferem as políticas da plataforma e ajudar a construir uma comunidade mais informada, por exemplo, dando mais destaque ao jornalismo de qualidade no Feed de Notícias.

5- A parceria do Facebook com a Lupa vai levar à censura de conteúdos?
Não. Os posts que receberem etiqueta negativa da Lupa não serão removidos do Facebook. Apenas terão sua distribuição orgânica reduzida de forma significativa. Nos Estados Unidos, onde o produto foi lançado há algum tempo, o mecanismo permitiu diminuir em até 80% o alcance de notícias consideradas falsas por agências de verificação parceiras por lá. Só são removidos do Facebook os conteúdos que violam os Padrões da Comunidade – saiba mais sobre eles aqui.

6- Onde serão publicadas as checagens feitas nessa parceria?
Todas as checagens feitas pela Lupa serão publicadas no site da Lupa, na seção “No Facebook”, e nas redes sociais da agência. Os clientes da Lupa também poderão utilizar o conteúdo.

7- O que acontece com Páginas no Facebook que tiverem muitos posts classificados como falsos?
As Páginas no Facebook que repetidamente compartilharem notícias falsas terão todo o seu alcance diminuído. Além disso, notícias consideradas falsas pelas agências de verificação não poderão ser impulsionadas no Facebook. E as Páginas que publicarem com frequência tais conteúdos não terão mais a opção de usar anúncios para construir suas audiências.

8- O que acontece com os usuários durante este projeto?
As pessoas que usam o Facebook poderão dar feedback sobre notícias compartilhadas na plataforma que considerarem suspeitas, colaborando com a iniciativa. Caso uma matéria já tenha sido marcada como falsa por uma agência e ainda assim ela for compartilhada, as pessoas também passarão a ver os links da Lupa como “Artigos Relacionados” no Feed de Notícias do Facebook, dando outra perspectiva sobre aquela história. Por fim, caso alguém tenha compartilhado um link no passado e que tenha sido marcado agora como falso, essas pessoas receberão alertas sobre esses conteúdos.

9- Esse projeto só existe no Brasil?
Não. O Facebook já tem “third party fact-checkers” (verificadores independentes) em diversos países, entre eles, Estados Unidos, França, Itália, Filipinas e México. Todos os checadores contratados pelo Facebook são membros da International Fact-checking Network e trabalham de forma semelhante, em seus territórios. Conheça a lista.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Leia também

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo