A PRIMEIRA AGÊNCIA DE FACT-CHECKING DO BRASIL

Nossos apoiadores

A Lupa trouxe para o Brasil um modelo de jornalismo inovador que já se mostrou relevante em muitos países, mas que precisa ser adaptado à realidade e às necessidades nacionais. Para contribuir com essa gestação do fact-checking brasileiro, a Lupa convidou jornalistas que admira para integrar seu conselho consultivo. Buscou referências em jornais, revistas e televisão. Mulheres e homens, de diversas idades e currículos bem diferentes. E o grupo aceitou o desafio de guiar a Lupa sem qualquer contrapartida.

O conteúdo produzido pela Lupa é de inteira responsabilidade da agência e não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído sem autorização prévia.

A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos

Etiquetas
VERDADEIRO
A informação está comprovadamente correta
VERDADEIRO, MAS
A informação está correta, mas o leitor merece mais explicações
AINDA É CEDO PARA DIZER
A informação pode vir a ser verdadeira. Ainda não é
EXAGERADO
A informação está no caminho correto, mas houve exagero
CONTRADITÓRIO
A informação contradiz outra difundida antes pela mesma fonte
INSUSTENTÁVEL
Não há dados públicos que comprovem a informação
FALSO
A informação está comprovadamente incorreta
DE OLHO
Etiqueta de monitoramento
Seções
Arquivo