Ver dados da foto ILUSTRAÇÃO: PEDRO FRANZ_2017

O colecionador de memórias

Pequenas histórias dos Estados Unidos
Nate DiMeo
Tamanho da letra
A- A+ A
ILUSTRAÇÃO: PEDRO FRANZ_2017

Exclusivo para assinantes

Em 2008, depois de ter trabalhado na rádio pública por anos, o norte-americano Nate DiMeo estreou o podcast O Palácio da Memória, que se tornou um dos mais populares do país. Pesquisando em museus e arquivos de jornais, ele criou episódios que, com cerca de dez minutos cada um (mas que às vezes podem ter dez segundos), falam de absolutamente qualquer tópico relacionado à história americana: a primeira cirurgiã a atender feridos de guerra (vestindo calça comprida); a história de amor de um casal de escravos fugitivos; as circunstâncias da morte de Edgar Allan Poe; um sujeito do século XIX que ganhou a vida saltando de penhascos; o primeiro bar gay dos Estados Unidos; a substituição das cartolas de castor pelas de seda; o médico charlatão que prometia curar a impotência com o implante de testículos de bode. E cães astronautas, a extinção do pombo-passageiro, o primeiro elefante a pisar na América, o leão da Metro, o upgrade das lagostas…

O sucesso de público e de crítica foi tamanho que DiMeo ganhou do Museu Metropolitan uma bolsa de “artista convidado” para desenvolver conteúdos referentes a algumas das obras em exposição.

SÓ PARA ASSINANTES.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site, inclusive imagens, logotipos, fotografias e podcasts, são de propriedade da revista piauí ou de seu criador original. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo aqui disponibilizado, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia da revista ou do titular dos direitos autorais.

ASSINANTE PIAUÍ

Use o mesmo e-mail e senha cadastrados no site da Ed. Abril no ato da assinatura. Esqueceu a senha ou o e-mail ?