José Moura de Melo, primo de Lula, aponta para vestígios do local onde o líder petista teria morado na infância. “Já ouvi de parentes que era uma casa de pobre, mas jeitosa, emboçada”
Ver dados da foto José Moura de Melo, primo de Lula, aponta para vestígios do local onde o líder petista teria morado na infância. “Já ouvi de parentes que era uma casa de pobre, mas jeitosa, emboçada” FOTO: FERNANDO RABELO_2017

Onde fica a casa do Lula?

O périplo de um grupo de turistas em busca das raízes do lulismo
Tiago Coelho
Tamanho da letra
A- A+ A
José Moura de Melo, primo de Lula, aponta para vestígios do local onde o líder petista teria morado na infância. “Já ouvi de parentes que era uma casa de pobre, mas jeitosa, emboçada” FOTO: FERNANDO RABELO_2017

Exclusivo para assinantes

Antes mesmo que o avião decolasse, o homem baixinho de barba e cabelos brancos mostrou com orgulho aos companheiros de viagem uma fotografia no celular. Era a imagem de uma típica casa de taipa, pequena e decrépita, que bem poderia servir de ilustração a uma reportagem ou capítulo de livro sobre a pobreza rural no Nordeste. A porta e a janelinha, ambas de madeira, eram velhas. O reboco de barro estava gasto e expunha vigas irregulares que sustentavam a construção. No teto, faltavam algumas telhas.

“É a casa de Lula”, anunciou o passageiro do voo que partia do Rio de Janeiro com destino a Pernambuco naquele sábado pela manhã, no final do mês de julho. A imagem aparecia entre outros registros, que se sucediam na tela do smartphone. “Fui eu que tirei a foto”, ele disse.

SÓ PARA ASSINANTES.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site, inclusive imagens, logotipos, fotografias e podcasts, são de propriedade da revista piauí ou de seu criador original. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo aqui disponibilizado, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia da revista ou do titular dos direitos autorais.

ASSINANTE PIAUÍ

Use o mesmo e-mail e senha cadastrados no site da Ed. Abril no ato da assinatura. Esqueceu a senha ou o e-mail ?