Ver dados da foto ILUSTRAÇÃO: MIND IN PICTURES_SCIENTIFIC AMERICAN_2012

Um cérebro sem lembranças

A disputa pelo legado de HM, o paciente que revolucionou a ciência da memória
Luke Dittrich
Tamanho da letra
A- A+ A
ILUSTRAÇÃO: MIND IN PICTURES_SCIENTIFIC AMERICAN_2012

Exclusivo para assinantes.
Não assinante: leia na revista impressa ou no aplicativo

“Você sabe quem é o atual presidente dos Estados Unidos?”

Um homem e uma mulher conversavam num consultório do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT. Era 1986, e o homem, Henry Molaison, estava prestes a completar 60 anos. Usava calça de abrigo, camisa xadrez, óculos de lentes grossas e exibia farta cabeleira. Por um momento, ele refletiu sobre a pergunta.

“Não”, disse, “não sei.”

A mulher, Jenni Ogden, era uma assistente de pesquisa visitante, pós-doutoranda da Universidade de Auckland, Nova Zelândia. Um dos grandes atrativos de sua temporada no MIT consistia na possibilidade daquelas entrevistas com Henry. Na área de estudos de Ogden – a neuropsicologia –, ele era uma figura lendária, situada em algum ponto entre um astro de rock e um santo.

“Qual o último presidente de que você se lembra?”

“Eu não…” Ele fez uma pausa; procurava a resposta. Tinha a voz suave, hesitante, com um simpático sotaque da Nova Inglaterra.

SÓ PARA ASSINANTES.

Os direitos autorais de todo o material apresentado neste site, inclusive imagens, logotipos, fotografias e podcasts, são de propriedade da revista piauí ou de seu criador original. A reprodução, adaptação, modificação ou utilização do conteúdo aqui disponibilizado, parcial ou integralmente, é expressamente proibida sem a permissão prévia da revista ou do titular dos direitos autorais.

ASSINANTE PIAUÍ

Use o mesmo e-mail e senha cadastrados no site da Ed. Abril no ato da assinatura. Esqueceu a senha ou o e-mail ?