NA REVISTA

piauí_141

Junho_2018

ou
Ver Todas

vultos da República

Estranhos no ninho

Guerra no PSDB compromete as ambições 
presidenciais de Geraldo Alckmin

Consuelo Dieguez

tribuna livre da luta de classes

Junho, Ano V

As eleições, o sistema político e a negação da realidade

Marcos Nobre

questões femininas

O procedimento

Como Rebeca Mendes se tornou um símbolo da luta pela descriminalização do aborto

Mônica Manir

despedida

Entre a pena e o pênis

Uma homenagem solitária a Philip Roth

Reinaldo Moraes

anais do marketing esportivo

O grande baile da Traffic

A trajetória de J. Hawilla no submundo do futebol

Allan de Abreu e Carlos Petrocilo

questões cognitivas

Teço, logo existo

As aranhas pensam com suas teias, propõe biólogo brasileiro

Bernardo Esteves

questões literárias

O grau zero da linguagem

Como resistir às fake news

Salman Rushdie

chegada

Sem coração

Bonecas substituem garotas de programa em bordel de Paris

Isabel Junqueira

anais da tecnologia

Dois anos que abalaram o Facebook – e o mundo

Como a maior empresa das redes sociais tomou o rumo do desastre

Nicholas Thompson e Fred Vogelstein

questões de privacidade

A nova memória coletiva

O troca-troca de dados no ecossistema digital equivale ao de germes na vida concreta

José Roberto de Toledo

esquina

A dinastia de Tieta

A cachorrada ilustre de Brasília

Carol Pires

O maratonista

Nilson Lima corre a Nilson Lima

Paulo Crispiniano

No meio do caminho

Os calceteiros de Lisboa

Jenny Barchfield

Não vai ter tinta

A Copa da crise numa rua do Rio

Yasmin Santos

Einstein versus Einstein

Davi derrota Golias no tribunal

Roberto Kaz

Tucanaram a ditadura

A novidade verde-oliva no Ceará

Fabio Victor

O ogro

Um crítico com apetite para a briga

Daniel Salles

poesia

Na tua ausência converso contigo

Abbas Kiarostami

cartuns

Cartuns de Leslie Ricciardi

Leslie Ricciardi

colaboradores

Nadia Khuzina [Capa] é artista russa radicada na Armênia.

 

Isabel Junqueira [Sem coração, p. 6] é jornalista brasileira radicada em Paris.

 

Consuelo Dieguez [Estranhos no ninho, p. 14], repórter da piauí, é autora da coletânea de perfis Bilhões e Lágrimas, da Companhia das Letras.

 

Leslie Ricciardi [Cartuns a partir da p. 16], cartunista uruguaio, é autor de Una Forma de Decir, da editora Fin de Siglo.

 

Marcos Nobre [Junho, ano V, p. 26] é professor de filosofia da Unicamp. Lançou o livro Imobilismo em Movimento: Da Abertura Democrática ao Governo Dilma pela Companhia das Letras.

 

Mônica Manir [O procedimento, p. 34] é jornalista com mestrado e doutorado em bioética. Fotografia de Flavia Valsani.

 

Allan de Abreu [O grande baile da Traffic, p. 40], repórter da piauí, é autor do livro Cocaína: A Rota Caipira, da editora Record.

 

Carlos Petrocilo, coautor do texto, é editor de esportes do Diário da Região, em São José do Rio Preto. O texto é um capítulo do livro O Delator, a ser lançado este mês pela Record.

 

Bernardo Esteves [Teço, logo existo, p. 44], repórter da piauí, publicou Domingo É Dia de Ciência, pela Azougue.

 

Nicholas Thompson [Dois anos que abalaram o Facebook, p. 50] é diretor de redação da Wired. Fred Vogelstein, coautor, é editor da Wired, na qual o texto foi originalmente publicado. Tradução de Sergio Flaksman.

 

José Roberto de Toledo [A nova memória coletiva, p. 61], editor do site da piauí, foi repórter e colunista de política na Folha de S.Paulo e no Estadão e presidente da Abraji.

 

Salman Rushdie [O grau zero da linguagem, p. 62], escritor britânico de origem indiana, é autor de Os Versos Satânicos, publicado no Brasil pela Companhia das Letras. Tradução de Sergio Tellaroli.

 

Abbas Kiarostami (1940-2016) [Poesia, p. 64], cineasta e poeta iraniano, dirigiu Gosto de Cereja e O Vento Nos Levará. Os haicais integram o livro Nuvens de Algodão, a ser lançado em agosto pela editora Âyiné. Tradução de Pedro Fonseca.

 

Reinaldo Moraes [Entre a pena e o pênis, p. 68], escritor, roteirista e tradutor, é autor de Pornopopéia, da Objetiva, e O Cheirinho do Amor, da Alfaguara.

 

Ilustrações de Esquina por Andrés Sandoval.