rádio piauí

Retrato Narrado #6: A família presidencial

O pai de Flavio, Carlos e Eduardo governa o Brasil

04nov2020_09h29

No último episódio da série Retrato Narrado, a repórter Carol Pires levanta a seguinte pergunta: Bolsonaro, afinal, dará prioridade a seu governo ou a seus filhos? Uma questão que remonta ao dia 17 de março de 2014, quando a Polícia Federal deflagra uma operação e desmonta um esquema de corrupção envolvendo doleiros, agentes públicos, congressistas e grandes empresários. A Operação Lava Jato se torna então outro fator importante para a narração desse retrato. 

Primeiro porque ela foi um marco. Porque muitas pessoas passaram a acreditar que a impunidade não podia mais ser regra no país. E porque ela deu força ao sentimento de criminalização da política. Ou seja, muita gente passou a rejeitar os políticos como se fossem todos iguais, como se a política só servisse pra roubar. Clichês que enfurecem as pessoas. 

Não por menos, o sentimento antipolítica foi tão forte na eleição de 2018 que o candidato que se gabava de ser o único que não tinha sido pego nas investigações foi eleito presidente da República. 

E são os desdobramentos da Lava Jato, por meio das operações Ponto Final, que pegou o governador Sérgio Cabral, e Cadeia Velha, que prendeu dois dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio, que se chega ao nome que emerge constantemente em escândalos envolvendo a família Bolsonaro: Fabrício Queiroz.

A narrativa então passa a olhar com mais atenção para os filhos do presidente. Quando Bolsonaro toma posse, está acuado pelas denúncias contra o filho Flavio. Já Carlos, o filho preferido, compra briga com alguns dos ministros mais importantes do governo. E Eduardo, o mais novo dos três, ganha protagonismo no Congresso até passar a ser cotado para embaixador em Washington. 

No capítulo final da série, Carol Pires conversou com Ana Cristina Valle. A mãe de Jair Renan, o filho mais novo do presidente, que, entre outras coisas, diz: “Uma coisa que eu fico muito triste com ele é que nem obrigado ele me deu na campanha.”

Retrato Narrado, uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo.
Reportagem, roteiro e apresentação: Carol Pires
Direção: Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux
Montagem: Jordana Berg com assistência da Victoria Zanardi
Música original: Pedro Leal David 
Produção: Aline Scudeller 
Captação de som direto: Pedro Faria
Pesquisa: Marlos Ápyus
Checagem: Érico Melo e Plínio Lopes
Mixagem: João Jabace
Promoção e extras: Mari Faria 



Leia também

Últimas Mais Lidas

Cobaias ou heróis?

Cerca de 90 voluntários serão infectados por cientistas com o SARS-COV-2 para ajudar a responder perguntas vitais que permanecem sem resposta desde o começo da pandemia

A sutil arte de ligar o BBB

Com 77 milhões de menções no Twitter, programa deixou para trás Bolsonaro, Covid, vacina e futebol; Globo acolhe Karol Conká em “operação descancelamento”

Vacina atrasada, variante acelerada

Ritmo lento de imunização aumenta risco de disseminação de mutações do Sars-CoV-2

Foro de Teresina #139: Liberalismo adernado e o tsunami

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Erros em série e 250 mil mortes

Sem plano eficaz de imunização, dinheiro das vacinas paga até gasto sigiloso com operação de inteligência do Exército; governo financia campanha de tratamento precoce e mantém no ar manual para uso de cloroquina

No rastro do doleiro dos doleiros

Inquérito investiga como Dario Messer movimentou mais de 100 milhões de dólares em contas no Banco Safra no exterior - e se banco violou regras contra lavagem de dinheiro

Mais textos
3

A metástase

O assassinato de Marielle Franco e o avanço das milícias no Rio

4

A representação de Eva

Sua beleza exercia sobre mim um fascínio irresistível, mas meu pai a chamava de bataclana. De Perón, ele não perdoava o presente. De Eva, além do presente, era imperdoável o passado

5

The Ziriguidum Herald: Desfile das Pronatecs de Samba do Grupo Especial

O tradicional desfile das Escolas Técnicas do Samba, implementadas com indiscutível êxito no governo Dilma, ocorrerá no Eixo Monumental. Em portentosa exibição, as escolas prometem sacudir a poeira da Capital Federal exaltando os feitos petistas que a imprensa golpista insiste em difamar.

6

Kendry quer ser rainha

A pequena candidata do povo

7

The Presidential Laquê Herald

Para boa parte dos brasileiros, o primeiro adjetivo que vem à mente quando se menciona o penteado presidencial é “glorioso”. Nada mais natural. Com a possível exceção de Nefertite, cujo adereço capilar seduziu não só Amenófis IV mas todo o Alto Nilo, em 3 mil anos de História nenhum outro chefe de Estado soube usar tão bem suas melenas para cativar o mundo civilizado. O que pouca gente sabe, no entanto, é que o laquê rousseffiano é bem mais do que um ardiloso instrumento de fascínio. 

8

Dois mestres americanos do desenho

Uma edição com David Levine, Robert Crumb e também com as tiras do gaúcho Rafael Sica

9

Período em silêncio faz popularidade de Marina subir 30%

LIMBO - Quando certa manhã Marina Silva acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se na cama metamorfoseada em candidata novamente. "Durante o período mais agudo da Lava Jato, Marina permaneceu em silêncio