rádio piauí

Retrato Narrado #6: A família presidencial

O pai de Flavio, Carlos e Eduardo governa o Brasil

04nov2020_09h29

No último episódio da série Retrato Narrado, a repórter Carol Pires levanta a seguinte pergunta: Bolsonaro, afinal, dará prioridade a seu governo ou a seus filhos? Uma questão que remonta ao dia 17 de março de 2014, quando a Polícia Federal deflagra uma operação e desmonta um esquema de corrupção envolvendo doleiros, agentes públicos, congressistas e grandes empresários. A Operação Lava Jato se torna então outro fator importante para a narração desse retrato. 

Primeiro porque ela foi um marco. Porque muitas pessoas passaram a acreditar que a impunidade não podia mais ser regra no país. E porque ela deu força ao sentimento de criminalização da política. Ou seja, muita gente passou a rejeitar os políticos como se fossem todos iguais, como se a política só servisse pra roubar. Clichês que enfurecem as pessoas. 

Não por menos, o sentimento antipolítica foi tão forte na eleição de 2018 que o candidato que se gabava de ser o único que não tinha sido pego nas investigações foi eleito presidente da República. 

E são os desdobramentos da Lava Jato, por meio das operações Ponto Final, que pegou o governador Sérgio Cabral, e Cadeia Velha, que prendeu dois dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio, que se chega ao nome que emerge constantemente em escândalos envolvendo a família Bolsonaro: Fabrício Queiroz.



A narrativa então passa a olhar com mais atenção para os filhos do presidente. Quando Bolsonaro toma posse, está acuado pelas denúncias contra o filho Flavio. Já Carlos, o filho preferido, compra briga com alguns dos ministros mais importantes do governo. E Eduardo, o mais novo dos três, ganha protagonismo no Congresso até passar a ser cotado para embaixador em Washington. 

No capítulo final da série, Carol Pires conversou com Ana Cristina Valle. A mãe de Jair Renan, o filho mais novo do presidente, que, entre outras coisas, diz: “Uma coisa que eu fico muito triste com ele é que nem obrigado ele me deu na campanha.”

Retrato Narrado, uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo.
Reportagem, roteiro e apresentação: Carol Pires
Direção: Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux
Montagem: Jordana Berg com assistência da Victoria Zanardi
Música original: Pedro Leal David 
Produção: Aline Scudeller 
Captação de som direto: Pedro Faria
Pesquisa: Marlos Ápyus
Checagem: Érico Melo e Plínio Lopes
Mixagem: João Jabace
Promoção e extras: Mari Faria 

Leia também

Últimas Mais Lidas

Marcadores do destino

Marcadores presentes no sangue podem aumentar ou diminuir os riscos do paciente infectado pela Covid-19 em desenvolver casos graves da doença

De puxadinho da Universal a queridinho da direita

No espaço deixado pelo PSL, Republicanos dobra número de prefeitos e se torna partido com mais vereadores eleitos em capitais

Foro de Teresina #128: As urnas, o racismo e o vírus

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Teatro político

Ricardo Nunes, vice da chapa de Bruno Covas, faz encontro em teatro que recebeu repasse de 150 mil reais autorizado pela prefeitura de São Paulo

Confiança no SUS tem crescimento recorde na pandemia

Pesquisa inédita do Ibope mostra que, em 2020, a população passou a confiar mais em quase todas as instituições – menos no presidente e seu governo

Virada eleitoral: missão (im)possível?

Só uma em cada quatro disputas de segundo turno teve reviravolta em relação ao primeiro nas últimas seis eleições municipais

Mais textos
3

Na cola de quem cola

A apoteose da tecnologia e o adeus aos estudos

6

A Arquiduquesa da canção e do escracho

Algum jovem, bem jovem mesmo, que por ventura me leia neste momento, não há de saber quem foi “Araca, a Arquiduquesa do Encantado”, estou certa? Assim era chamada a cantora favorita de Noel Rosa e tantos outros, a super Aracy de Almeida. Mulher absolutamente singular em sua figura e trajetória.

7

Janelas para o passado

Vêm da Inglaterra iniciativas interessantes lançadas na internet esta semana que ajudam a entender melhor duas civilizações antigas. Um projeto disponibiliza na rede fragmentos de papiros egípcios da época da ocupação grega, incluindo textos de Platão, Heródoto e Epicuro, e convida os internautas para ajudar a decifrá-los. Foi inaugurada também uma biblioteca digital de manuscritos de Avicena e outros nomes da medicina árabe do período medieval.

8

Miriam

Miriam, a mulher com um problema na garganta

9

PMDB decide apoiar Obama e Raúl Castro

"Abaixo o capitalismo e o socialismo! Viva o fisiologismo!", discursou Temer