rádio piauí

Retrato Narrado #6: A família presidencial

O pai de Flavio, Carlos e Eduardo governa o Brasil

04nov2020_09h29

No último episódio da série Retrato Narrado, a repórter Carol Pires levanta a seguinte pergunta: Bolsonaro, afinal, dará prioridade a seu governo ou a seus filhos? Uma questão que remonta ao dia 17 de março de 2014, quando a Polícia Federal deflagra uma operação e desmonta um esquema de corrupção envolvendo doleiros, agentes públicos, congressistas e grandes empresários. A Operação Lava Jato se torna então outro fator importante para a narração desse retrato. 

Primeiro porque ela foi um marco. Porque muitas pessoas passaram a acreditar que a impunidade não podia mais ser regra no país. E porque ela deu força ao sentimento de criminalização da política. Ou seja, muita gente passou a rejeitar os políticos como se fossem todos iguais, como se a política só servisse pra roubar. Clichês que enfurecem as pessoas. 

Não por menos, o sentimento antipolítica foi tão forte na eleição de 2018 que o candidato que se gabava de ser o único que não tinha sido pego nas investigações foi eleito presidente da República. 

E são os desdobramentos da Lava Jato, por meio das operações Ponto Final, que pegou o governador Sérgio Cabral, e Cadeia Velha, que prendeu dois dos ex-presidentes da Assembleia Legislativa do Rio, que se chega ao nome que emerge constantemente em escândalos envolvendo a família Bolsonaro: Fabrício Queiroz.

A narrativa então passa a olhar com mais atenção para os filhos do presidente. Quando Bolsonaro toma posse, está acuado pelas denúncias contra o filho Flavio. Já Carlos, o filho preferido, compra briga com alguns dos ministros mais importantes do governo. E Eduardo, o mais novo dos três, ganha protagonismo no Congresso até passar a ser cotado para embaixador em Washington. 

No capítulo final da série, Carol Pires conversou com Ana Cristina Valle. A mãe de Jair Renan, o filho mais novo do presidente, que, entre outras coisas, diz: “Uma coisa que eu fico muito triste com ele é que nem obrigado ele me deu na campanha.”

Retrato Narrado, uma série original do Spotify e da revista piauí, produzida pela Rádio Novelo.
Reportagem, roteiro e apresentação: Carol Pires
Direção: Paula Scarpin e Flora Thomson-DeVeaux
Montagem: Jordana Berg com assistência da Victoria Zanardi
Música original: Pedro Leal David 
Produção: Aline Scudeller 
Captação de som direto: Pedro Faria
Pesquisa: Marlos Ápyus
Checagem: Érico Melo e Plínio Lopes
Mixagem: João Jabace
Promoção e extras: Mari Faria 

Leia também

Últimas

A noite mais fria, na capital mais fria

As histórias de quem vive nas ruas geladas de Curitiba  - e por que muitos ainda recusam acolhimento nos abrigos públicos

O limbo brasileiro em Cannes

No maior festival de cinema do mundo, protestos contra Bolsonaro e apreensão com o futuro dos filmes no país

Após o fogo, o remendo

Um dia depois do incêndio em galpão da Cinemateca Brasileira, governo publica chamada aguardada há quase um ano para tentar resolver crise da instituição; proposta inclui até cobrança de taxa para quem quiser guardar filmes no acervo

Foro de Teresina #161: Bolsonaro, o Arenão e suas obras

O podcast de política da piauí discute os principais fatos da semana

Cinemateca Brasileira em chamas

Filmes e documentos foram relegados a abandono criminoso; incêndio de hoje se tornou tragédia anunciada

A farra das emendas pix no Congresso

Deputados e senadores já liberaram mais de 1 bilhão de reais em dinheiro público transferido diretamente para o caixa de estados e municípios, sem finalidade definida nem transparência

‘Bico’ proibido emprega ao menos 47 mil guardas e policiais

Pesquisa inédita revela que 6% dos profissionais da segurança pública admitem trabalhar por fora em segurança privada - o que é barrado por lei

Mais textos