Um dos iates mais conhecidos do litoral brasileiro se chama Bejoa. Com 120 pés (quase 40 metros de extensão), a embarcação tem as dimensões de uma grande casa flutuante: quatro andares, quatro suítes, duas cozinhas e se tornou uma estrela do mar de Angra dos Reis. Um tobogã permite que os banhistas deslizem do topo diretamente para o mar. Celebridades como a atriz Carolina Dieckmmann já se hospedaram ali, a convite dos apresentadores Luciano Huck e Angélica, que compraram o barco em 2016 por 30 milhões de reais e foram seus donos até o ano passado.
No mês de agosto, o Bejoa foi adquirido por Darwin Henrique da Silva Filho, empresário do ramo de bets, conforme relata a reportagem A república do Tigrinho, publicada na edição de julho da piauí. O texto registra outras gastanças dos donos da casas de apostas, que se tornaram grandes compradores do mercado de luxo no Brasil.
José André da Rocha Neto, sócio da VaideBet, e sua mulher, por exemplo, gastaram 3,7 milhões de reais nas grifes Hermès e Dolce&Gabbana entre 2021 e 2022, segundo atestam notas fiscais obtidas por policiais que investigam seu patrimônio (foi tudo pago em dinheiro vivo).
O próprio Darwin Filho, o novo capitão do Bejoa, já fez outras transações com bens valiosos. Vendeu a Lamborghini Urus à advogada e influenciadora Deolane Bezerra por 3,4 milhões de reais. Dono da Esportes da Sorte, grande anunciante de emissoras de tevê e diferentes times de futebol, Darwin Filho é herdeiro do jogo do bicho em Pernambuco, com 2,2 mil bancas no Recife.
Huck confirmou à piauí a venda e explicou que não tem relações de amizade com o comprador. “Estive uma única vez com Darwin, no dia em que fui apresentado a ele por um corretor e acertei a venda do barco. A transação foi quitada no dia 5 de maio deste ano, 2025”, disse o apresentador, por e-mail.
Também neste ano, Huck aderiu ao clube dos que fazem propaganda de bets (que inclui Galvão Bueno, Virgínia Fonseca, Seu Jorge, Vini Jr., Neymar e outros) – no seu caso, de uma concorrente da Esportes da Sorte. O apresentador emprestou sua imagem para divulgar a bet MGM, uma parceria entre o conglomerado de mídia e entretenimento americano e o Grupo Globo. A entrada de Huck na promoção das bets motivou críticas nas redes sociais em razão da epidemia de vício em jogos provocada pelas casas de apostas.
No e-mail à piauí, Huck defendeu sua decisão. “Com o mercado aprovado e regulamentado pelo governo, a publicidade ajuda a conscientizar as pessoas e a distinguir as empresas que pagam impostos e geram empregos no Brasil daqueles aplicativos que atuam nas sombras e financiam o crime organizado. Em conjunto com o Grupo Globo, tive o cuidado de me associar à marca que é referência global no setor, MGM, e à plataforma que faz anos é eleita a melhor dos Estados Unidos, a BetMGM. Todas as inserções comerciais de que participei se preocuparam em apontar a categoria como forma de entretenimento, e não como investimento financeiro ou fonte de renda.”
A BetMGM se estabeleceu no Brasil em 2024 e fica sediada na cidade de São Paulo. Ela faz parte do portfólio da Globo Ventures, empresa controlada por Roberto Marinho Neto cuja atuação não é restrita ao mercado de jornalismo e editorial, incluindo empresas como QuintoAndar (mercado imobiliário), Enjoei (venda de roupas de segunda mão) e Stone (empresa de pagamentos).
A reportagem da edição de julho da piauí mostra os bastidores da CPI das Bets, cujo relatório final acabou rejeitado, e descreve a rede de sustentação dos interesses das bets – que inclui políticos, juízes e artistas, em favor de casas legais, mas, em alguns casos, ilegais. Neste último caso, o garoto-propaganda mais conhecido é Mauro Nepomuceno, o rapper Oruam, filho de Marcinho VP, um dos líderes do Comando Vermelho. Oruam (Mauro ao contrário) tornou-se divulgador de bets não regulamentadas pelo governo federal.
Os assinantes da piauí podem ler a íntegra da reportagem aqui.