minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

Apenas 1% dos proprietários de São Paulo possui, em valores imobiliários, o mesmo que 56% dos donos de imóveis mais baratos

Amanda Gorziza, Daniel T. Ferreira e Renata Buono | 02 mar 2021_09h12
A+ A- A

A desigualdade, marca brasileira, é explícita entre os proprietários de imóveis da maior cidade do país. Dados do IPTU de São Paulo revelam que apenas 1% dos donos de imóveis (18.919 pessoas) soma, em valores imobiliários, 175 bilhões de reais – quantia equivalente à acumulada por 56% (1.063.261) dos proprietários de residências mais baratas. No total, a capital paulista tem 1,89 milhões de proprietários.

Além disso, um imóvel na rua mais cara vale o mesmo que 961 casas na rua mais barata de São Paulo. A Rua Gália, no bairro do Morumbi, é a que tem o maior valor médio de imóvel – 17,5 milhões de reais. Já o valor médio de uma casa na rua mais barata, a Rua Argote, na Cidade Tiradentes, é de 18.240 reais.

*Nota metodológica: foram levadas em conta apenas as pessoas físicas que são donas de imóveis; o valor dos imóveis é estimado considerando a área do terreno, a área construída e o valor do m² de referência da prefeitura para cada bairro.

Fonte: Dados do IPTU da cidade de São Paulo, compilados pelo Pindograma

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí