O almoço de hoje trouxe duas novidades, a cozinheira e o prato. Claudia se animou, escapou do computador e do fechamento e preparou um arroz com lentilhas delicioso. Tradicionalmente, acompanhamos o quibe com a querida salada de batatas com endro, mas o arroz estava tão gostoso que ninguém sentiu a menor falta. O lindo é que quando o prato fica pronto, parace que deu um trabalhão, mas na verdade é super rápido. Vamos aprender com a Claudia:
ARROZ DUAS SAÚDES, OU ARROZ COM LENTILHA
Duas xícaras de arroz, de preferência jasmim ou basmati
Uma xícara de lentilha crua (ou use duas latas inteiras da cozida, drenando todo o caldo)
Duas cebolas cortadas em rodelas bem finas
Um pau de canela
Uma pitadinha de canela em pó
Uma pitada de cominho em pó
Salsinha para salpicar
Azeite
Cozinhe o arroz apenas em água e sal. Ele deve ficar bem soltinho.
Se for cozinhar a lentilha, coloque na água dois dentes de alho inteiros e um raminho de tomilho. Deixe ficar al dente, escorra e descarte o alho e o tomilho.
Com o arroz e a lentilha prontos, refogue a cebola em bastante azeite e com o pau de canela até ficar bem dourada, sem queimar.
Retire o pau de canela e junte a lentilha. Acerte o sal e salpique uma pitada de cominho e uma menor de canela em pó (a gosto). Junte o arroz. Enfeitecom a salsinha e com cebolinha, se gostar.
Sahtain! (Bom apetite, no dialeto árabe falado na região do Levante, que inclui Líbano, Palestina e Síria; segundo meu amigo Diogo Bercito, literalmente quer dizer duas saúdes). E já que estamos em época de negociar com o Irã, cabe mais uma saudação, Nusheh ján!, que quer dizer "Para sua saúde e bem estar" em persa. (Essa foi cortesia do Samy Adghirni).
Aqui o pinguim, todo feliz, almoçando na mesa da Claudia:
O fundo musical recomendado para preparar este prato é uma oldie but goldie. Vamos ondular:
Leia também
Salada de Batatas com Anetto clássica da piauí
Receita Excelente de Quibe, presente do Willian