Aurélio Buarque de Holanda, professor e autor de um dos dicionários mais famosos da Língua Portuguesa, revelou sua intimidade em algumas das respostas para a coluna de João Condé. Assim como Vinicius de Moraes, Aurélio detestava cortar o cabelo. Também não gostava de dentista, jiló e nem de acordar cedo. Por outro lado, gostava da capital de Cuba e de músicas mexicanas.
As respostas de Aurélio Buarque fazem parte da seção, apelidada de Gosta/Detesta, que integrava a coluna Arquivos Implacáveis, elaborada pelo escritor e jornalista João Condé, que existiu de 1952 até 1958. A seção do “Gosta/Detesta” no formato estruturado como um quadro com tópicos foi encontrada 38 vezes entre 1955 e 1958, (em outras edições, apareceu como um texto corrido).
A piauí procurou o acervo de edições da revista O Cruzeiro (catalogado pela Biblioteca Nacional e disponível digitalmente no site da hemeroteca digital) para conhecer outros exemplos.
Leia aqui o texto completo que, ao final, traz comentários sobre a onipresença das citações sobre mulheres, elaborados pela Mari Faria, coordenadora de estratégias da piauí e diretora do Foro de Teresina.