Convém fazer estes biscoitinhos em conjunto com alguma outra receita que leve apenas gemas, e de preferência muitas, como gnocchi de semolina. Foi o que fizemos na terça-feira, gemas para o gnocchi e claras para estes biscoitos. Esta receita é ótima, rende muito e o resultado é divino.
Infelizmente, os biscoitos são pouco fotogênicos, e a aparência não dá a menor pista da delícia, mas vale a pena experimentar. É uma massinha chiquérrima, adulta, quase francesa. Lembra um macaron. Da próxima vez vamos substituir a farinha de trigo por farinha de amêndoas e, quem sabe, pingar uma gotinha de licor de cassis nos biscoitos ainda quentes. A ver. O único defeito é que somem rápido . Só conseguimos fotografar um.
Ingredientes:
90g de chocolate em pó (nós gostamos daquele do padre)
90g (discretas) de açúcar
2 claras
100 g de farinha
1 xícara de nozes picadas (ou de chocolate meio amargo em pedacinhos, ou amendoim, ou cramberries secas)
1 boa colher de chá de fermento
1 pitada de sal
Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Numa tigela, misture tudo: o chocolate em pó, o açúcar, as claras, a farinha, o sal e o fermento. Amasse tudo muito bem e adicione o chocolate em pedacinhos (ou gotas de chocolate, se tiver) ou as nozes em pedacinhos ou amendoim, etc. Acrescente mais farinha, se necessário, até que a massa dê ponto para enrolar. Mas atenção, não pode ficar seca. A massa fica grudenta. Envolva em filme plástico deixe repousar na geladeira por meia hora.
Faça bolinhas de massa do tamanho de uma noz e disponha num tabuleiro forrado com papel manteiga. Deixe um espaço entre as bolinhas, pois elas crescem.
Leve ao forno médio por cerca de 12 minutos ou até que a superfície das bolinhas comece a rachar e o fundo delas a querer dourar. As bolachinhas saem do forno meio moles, não se assuste. Endurecem conforme esfriam, portanto deixe que esfriem um pouco antes de tentar descolar do papel manteiga. Se sobrar, guarde em uma lata bem tampada, elas duram muito.
Aqui o pinguim entre amigos com o derradeiro fake macaron:
Fundo musical fake british para fake macarons: