Ficamos felicíssimos ontem ao recuperar, com nosso bolo de coco, o sabor das festinhas antigas. A massa é tão boa e tão simples que para o lanche de hoje resolvemos arriscar um experimento: e se substituíssemos a mistura de leite condensado e leite de coco por suco de limão e em vez de empanar o bolo com flocos de coco usássemos o alucinante glacê dos cinnamon rolls? Hein? Parece mais rápido. Deve ficar muito bom! Ficou ótimo, arrancando um belo hummmmmmmmmmmmm a cada garfada.
Recapitulando, aqui vai a massa de ontem (é um pão-de-ló, mas sem a tensão horrível do verdadeiro pão-de-ló):
INGREDIENTES:
4 ovos (temperatura ambiente, separe as claras das gemas)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara e meia de açúcar
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 copo de leite integral
1 colher de chá de essência de bauninlha
1 colher de sopa de fermento em pó
Modo de fazer:
1 – Coloque 4 gemas, 2 colheres de manteiga sem sal e 1 ½ xícara de açúcar na tigela da batedeira, junte a essência de baunilha e bata até obter um creme amarelo bem clarinho.
2 – Junte alternadamente 2 ½ xícaras de farinha de trigo e 1 copo de leite e continue batendo sempre. No final, junte 1 colher de sopa de fermento em pó. Desligue a batedeira e misture cuidadosamente as 4 claras batidas em neve bem firmes. Coloque em uma forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno médio até que ao furar o bolo com um palito, ele saia limpinho.
Calda inventada para umedecer o bolo:
Um restinho de leite condensado que tínhamos na geladeira (meia xícara, se tanto) misturado com o suco de 3 limões (ficou bem líquido). Furamos o bolo recém saído do forno e esparramamos por cima a calda de limão e o leite condensado. Enquanto o bolo absorvia a calda, fizemos o glacê dos cinnamon rolls:
Glacê (recapitulando o do Cinnamon Roll)
50 gramas de Cream Cheese, em temperatura ambiente
1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente?
1 ¼ xícara de glaçúcar (não pode estar empedrado; se estiver, peneire)
1 colher de chá de extrato de baunilha ?
3 ou 4 colheres de sobremesa de leite integral morno (precisa ser morno para evitar que a mistura talhe)
Misture na batedeira o cream cheese + manteiga + baunilha + glaçúcar até obter uma pasta. Agora vá pingando leite até transformar a mistura em um líquido grosso.
Quando percebemos que o bolo já tinha absorvido toda a calda, soltamos cuidadosamente da assadeira e passamos para outra assadeira (só porque não temos um prato tão grande; quem tiver, deve usar). Fizemos isso para que o lado inferior do bolo, que não tinha recebido a calda, ficasse para cima. Espalhamos o glacê generosamente sobre toda a superfície, deixando escorrer pelos lados. Pronto! Agora estamos pensando em molhar o bolo com a calda de ameixas frescas da Panna Cotta e, quem sabe, servir com chantilly batido aqui mesmo. Se conseguirmos testar, avisaremos.
Aqui o pinguim na cozinha exibindo o bolo na mesa da Paulinha:
Fundo musical recomendado para remixar grandes sucessos do passado:
Leia também