Para inaugurar a semana de fechamento com o pé direito, resolvemos testar a receita de bolo que foi moda nas festinhas de aniversário do final dos anos 70, no século passado, e depois sumiu. O bolo era servido embrulhadinho em papel alumínio, acomodado em uma caixa bonita ou em uma grande travessa. Nós aqui lembramos claramente da pilha de tijolinhos prateados e dos dedos grudentos de calda. Era muito bom o bolo e dava a impressão de ser complicado de fazer. Não é. A receita é facílima e fica deliciosa. O complicado é deixar o bolo na geladeira por 24 horas.
Bolo de coco molhadinho
INGREDIENTES:
4 ovos (temperatura ambiente, separe as claras das gemas)
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 xícara e meia de açúcar
2 xícaras e meia de farinha de trigo
1 copo de leite integral
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de sopa de fermento em pó
Calda e cobertura:
1 vidro de 500ml de leite de coco
2 latas de leite condensado
3 pacotes grandes de coco ralado em flocos
1 rolo de papel alumínio para embrulhar os pedacinhos de bolo, que devem ser de tamanho uniforme.
Como fazer:
1 – Coloque 4 gemas, 2 colheres de manteiga sem sal e 1 1/2 xícara de açúcar na tigela da batedeira, junte a essência de baunilha e bata até obter um creme amarelo bem clarinho.
2 – Junte alternadamente 2 1/2 xícaras de farinha de trigo e 1 copo de leite e continue batendo sempre. No final, junte 1 colher de sopa de fermento em pó. Desligue a batedeira e misture cuidadosamente as 4 claras batidas em neve bem firmes. Coloque em uma forma retangular untada e enfarinhada e asse em forno médio até que ao furar o bolo com um palito, ele sai limpinho.
3 – Enquanto o bolo assa, misture o leite condensado com o leite de coco e reserve.
4 – Assim que o bolo sair do forno fure com um garfo e regue imediatamente com a mistura de leite condensado + leite de coco. O bolo deve ficar bem molhado, mas não encharcado a ponto de esmigalhar.
Espere esfriar bem, corte em quadradinhos, passe cada um dos quadradinhos pela mistura de leite de coco e leite condensado e depois sobre o coco ralado (como bife à milanesa). Embrulhe em papel alumínio e leve à geladeira até o momento de servir. Quanto mais tempo o bolo passar na geladeira, mais gostoso fica.
Observações: quem não tolera sujar as mãos faça como quiser, mas o modo mais rápido de "empanar o bolo é com as mãos. Coloque a mistura de coco e leite condensado em um pirex, gire cada um dos pedaços de bolo no líquido, cuidando para que fique bem molhadinho e em seguida passe no coco. Coloque os pedaços lambuzados no tabuleiro. Lave as mãos (alívio!) e embrulhe os pedaços em papel alumínio.
Fundo musical recomendado para fazer este bolo de coco: