Notamos que vocês, como nós aqui na Cozinha Transcendental, são fãs entusiasmados de bolo de chocolate e resolvemos repetir a dose. Desta vez a receita é especialmente dedicada aos que preferem chocolate amargo e doces não muito doces. Este bolo tem um sabor intenso de cacau com um sopro de café ao fundo. A cobertura e o recheio não ficam com consistência de mousse como no bolo da receita anterior, lembram mais uma calda densa, de chocolate escuro, aveludado e brilhante cujo nome em francês é ganache. O bolo fica muito bonito, como demonstra o Pinguim na varanda da redação:
Bolo de Chocolate com muito chocolate e pouco açúcar
INGREDIENTES
200g de chocolate meio amargo em tablete picadinho
200g de manteiga, cortada em pedaços
1 xícara pequena de café forte (isto é, café em estado líquido previamente preparado, coado etc)
85g de farinha com fermento
85g de farinha de trigo normal
1 colher de chá bem rasa (ou 1 de café) de bicarbonato de sódio
100g de açúcar mascavo
100g de açúcar peneirado (ou Glaçúcar)
30g de chocolate em pó
3 ovos médios
75ml de creme de leite azedo (é só acrescentar uma colherinha de limão ao creme fresco e deixar talhar por pelo menos por 5 minutos)
COBERTURA
200g de chocolate meio amargo
300 ml de creme de leite
2 colheres de sopa de açúcar refinado peneirado ( ou Glaçúcar)
MODO DE FAZER
– Unte e enfarinhe meticulosamente uma forma de bolo redonda 20 centímetros X 7,5 centímetros de profundidade (ou equivalente).
– Pré-aqueça o forno a 160º C (de moderado a baixo).
– Em uma panela, coloque o chocolate em pedaços, a manteiga em pedaços e acrescente o café.
– Aqueça em fogo baixo, mexendo de vez em quando até que a mistura fique perfeitamente derretida, lisa e brilhante. Atenção, não deixe ferver.
– Enquanto o chocolate derrete na panela, em uma tigela à parte (e bem grande) coloque as duas farinhas, o bicarbonato de sódio, o açúcar e o cacau. Misture tudo com as mãos para ter certeza de que não ficou nenhum carocinho.
– Bata os ovos inteiros em uma outra tigela e acrescente o creme azedo. Misture.
– Agora acrescente a mistura de chocolate derretido e a de ovos à de farinha na tigela grande. Misture bem, mas sem bater. A massa vai ficar com a consistência de um creme leve.
– Despeje a mistura na forma e asse em forno bem baixo por 1 hora (como sempre, cada forno é um forno e convém confiar mais nos seus instintos do que no relógio. Fique de olho, o massa fica bem escura mas não deve virar carvão). Comece a testar quando o perfume do bolo começar a escapar do forno: se você espetar um palito no centro e sair limpo, está pronto. Se o bolo rachar ou afundar um pouco, não se preocupe: o ganache funciona como massa corrida, dá para colar rachaduras e igualar eventuais desníveis.
– Deixe esfriar um pouco ainda na forma, desenforme (se tiver a gradinha própria para esfriar bolo, melhor) e espere que esfrie completamente antes de rechear.
Enquanto o bolo esfria, faça a cobertura / recheio: pique o chocolate em pedaços pequenos e ponha em uma tigela, e reserve. Leve uma panela ao fogo baixo somente com o creme e o açúcar e mexa até que a mistura comece a querer abrir fervura (mas não deixe ferver). Retire imediatamente do fogo e despeje ainda quente sobre o chocolate picado que ficou na tigela. Mexa vigorosamente até que o chocolate derreta completamente e a mistura fique lisa e bem brilhante.
Separe o bolo já frio e faça um corte horizontal em duas partes para rechear. Se você optou por fazer em forma alta, dá para separar em três camadas (quanto mais camadas, melhor).
Arrume a primeira camada do bolo sobre um prato bonito e cubra generosamente com o creme. Coloque a outra camada e despeje o creme restante (se você conseguiu cortar em três camadas, calcule o creme para sobrar cobertura). Alise com uma faca o excesso que escorrer pelos lados. Se quiser tornar o bolo ainda mais impressionante, cubra com raspas de chocolate. Ou morangos. Sirva sob uma salva de palmas.
Fundo musical para fazer bolo de chocolate: