E para começar a edição 86 com o pé direito resolvemos experimentar um remix de grandes sucessos do passado, o omelete de maçãs e o bolo molhadão de limão. Ficou muito gostoso, fresco e azedinho. Se tívessemos um sorvete de creme ou creme de leite para fazer chantilly, ficaria melhor ainda.
Este é um bolo da categoria sabor adulto, suspeitamos que agradará somente às crianças que gostem muito de frutas. A lista de ingredientes está na ordem em que vão entrar em ação. O copo do iogurte vai servir de medida, portanto é bom lavar e secar antes de medir cada ingrediente para garantir que a quantidade fique o mais precisa possível (medir farinha depois do óleo, por exemplo, sem lavar o copo dá errado, a farinha gruda no fundo).
Aqui o pinguim posando, triunfante, ao lado de sua obra:
BOLO DE LIMÃO COM MAÇÃ
Ingredientes:
Raspas da casca de 3 limões grandes
Suco dos 3 limões
4 ou 5 maçãs grandes
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de sopa de canela em pó
1 copo de iogurte natural integral (usamos o Itambé)?
1 colher de sopa de essência de baunilha
3 ovos grandes inteiros
2 copos rasos (o do iogurte como medida) de açúcar
1/2 copo do iogurte de óleo (usamos canola)
3 copos do iogurte de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) fermento em pó
Modo de fazer o bolo:
1 – Ligue o forno no médio, unte e enfarinhe uma forma com furo no meio e faça as raspas dos 3 limões. Reserve.
2 – Descasque as 4 maçãs, pique em quadradinhos. Acrescente uma colher de canela em pó, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e o suco dos 3 limões. Misture e reserve.
3 – Em uma vasilha misture a farinha de trigo com a pitada de sal e o fermento e reserve.
4 – Coloque na vasilha da batedeira o iogurte, a essência de baunilha, o açúcar, o óleo e os ovos e bata até borbulhar. Acrescente a misture de farinha de trigo, sal e fermento e bata ligeiramente com a colher de pau até misturar a farinha. Isso só para evitar que ao ligar, a batedeira esparrame farinha para todo o lado. Costumamos usar o gancho da batedeira para essa etapa. Acrescente as raspas das cascas de limão e misture bem com a colher de pau. A massa fica densa.
5 – Escoe o caldo que se formou na vasilha das maçãs e acrescente os pedaços à massa. Misture até que a massa envolva todos os pedaços.
Despeje a massa com as maçãs até a metade da forma de bolo untada e enfarinhada. Se necessário, faça outra forma. Para que a massa asse por igual, a forma não deve ficar muito cheia.
Leve para assar em forno médio pré-aquecido, até que ao enfiar um palito, ele saia seco ( 30 ou 40 minutos, depende do forno). Mantivemos a porta do nosso forno selvagem entreaberta para assar este bolo.
Fundo musical recomendado para fazer nada ou qualquer coisa, inclusive este bolo:
Bob Dylan – Simple Twist of Fate from Félix P. on Vimeo.