A receita de hoje é o completo oposto daquela do post anterior: foi feita para atender a um pedido de uma leitora de 3 anos, é colorida, doce e só não pode ser classificada como inocente porque incentiva o pecado da gula. Fizemos meia receita (1 lata de leite condensado) só para testar e o brigadeiro sumiu rapidamente, apesar de estarmos em dia de platéia desfalcada (parte da redação estava fora, apurando matérias). O modo de fazer é relâmpago e poderíamos classificar a receita como imprópria para os que estão com mais peso do que gostariam: leva uns 15 minutos entre abrir a lata de leite condensado e comer o doce pronto. Já que estávamos com a mão na massa, aproveitamos para testar também meia receita de brigadeiro na versão maracujá e são os dois tipos de colheradas que o pinguim da Cozinha Transcendental exibe com orgulho.
Ingredientes
2 latas de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga
1 pacote de gelatina sabor limão
Opcional: uma pelotinha de manteiga salgada quando o brigadeiro já estiver pronto
Modo de fazer:
Coloque a manteiga em refratário fundo e leve ao microondas só até derreter. Acrescente o leite condensado e misture até que os dois ingredientes estejam perfeitamente incorporados. Leve a vasilha ao microondas por 5 minutos na potência máxima. Interrompa aos 3 minutos, dê uma misturada e continue. Quando completar o tempo, retire, e misture até brilhar. Acrescente a gelatina em pó do sabor escolhido procurando polvilhar por toda a superfície. Misture bem. Leve ao microondas por mais 5 minutos e repita o processo: interrompa na metade do tempo, retire, misture e continue (no microondas da Cozinha Transcendental levou 5 minutos*). A massa sai do microondas com aparência de esponja, cheia de bolhas, mas não se impressione: bata bem que ela volta a ficar cremosa e brilhante. Se quiser uma massa ainda mais brilhante e aveludada, acrescente a pelotinha de manteiga e bata bastante.
Deixe esfriar, enrole e passe no confeito que preferir. Nós aqui preferimos comer às colheradas, sem confeito. Quando repetirmos a receita, no próximo fechamento, vamos acrescentar (depois da segunda etapa de microondas) muita raspa de limão ao de limão. Depois contamos se funcionou.
Opção Maracujá:
Faça tudo igual, apenas substituindo o sabor da gelatina de limão pela de maracujá. Na próxima vez que fizermos, pensamos em acrescentar um pouco de polpa de maracujá à massa no final.
Vale dizer que a receita de limão fez mais sucesso entre os maiores de idade da redação. Já a inspiradora da receita preferiu a versão mais docinha, a de maracujá.
* Não custa lembrar: os microondas são diferentes. No nosso o brigadeiro leva duas seções de 5 minutos para ficar no ponto. Se o seu for muito potente, faça uma de 5 e na segunda etapa comece com 2 e se necessário repita o processo em seções de 2 minutos até chegar no ponto que você gosta. Depois disso você saberá qual o tempo do seu microondas para chegar no ponto perfeito.
Para animar o seu brigadeiro: