minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos

    Ao centro na imagem, o britânico Caucher Birkar recebe a medalha do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva (à esquerda), e do presidente da União Matemática Internacional, Shigefumi Mori (à direita) FOTO: MARCOS ARCOVERDE/ICM

anais da ciência

Britânico tem medalha furtada após premiação

Câmeras registraram imagem de suspeito, mas nenhuma prisão foi feita

Bernardo Esteves | 01 ago 2018_16h35
A+ A- A

Eram quase 10 horas da manhã quando o nome do britânico Caucher Birkar foi anunciado como um dos quatro ganhadores da medalha Fields, o maior prêmio da matemática. O laureado recebeu do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e do presidente da União Matemática Internacional, Shigefumi Mori, a medalha com seu nome gravado na borda. A peça é feita de ouro maciço, tem 6,35 centímetros de diâmetro e vale aproximadamente 15 800 reais (a láurea inclui ainda um prêmio em dinheiro de 15 mil dólares canadenses, cerca de 43 mil reais).  

Birkar passou pouco mais de uma hora de posse de sua medalha. Ao fim da cerimônia de abertura do congresso, enquanto ele e os outros medalhistas atendiam a pedidos de fotos com os participantes, a pasta em que ele havia guardado a sua Fields foi furtada.O britânico comunicou a organização do evento e não participou da coletiva de imprensa com os demais medalhistas.

Um homem suspeito de cometer o crime foi identificado em imagens das câmeras de segurança, conforme apurou a piauí – ele estaria de posse de uma mochila na qual teriam sido encontrados alguns pertences de Birkar. A organização do evento confirma apenas que as imagens das câmeras estão sendo analisadas e um boletim de ocorrência está sendo registrado. Até as 16h30 desta quarta-feira, ninguém havia sido preso.

No sábado, os organizadores do congresso entregaram uma nova medalha ao matemático.

*

Este texto foi reeditado em 4/8/2018.

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí