O atraso no pagamento do cartão de crédito (e débitos bancários, em geral) é a principal fonte de dívida no Brasil. Mas essas dívidas escondem, na verdade, o empobrecimento da população. De acordo com uma pesquisa do Serasa, o crédito foi utilizado principalmente para a alimentação dos brasileiros em 2021. Ao todo, 70% das pessoas endividadas com o cartão usaram esse meio de pagamento para comprar comida no supermercado. Isso significa que a maioria desses brasileiros ficou no vermelho para garantir a alimentação do dia a dia.
Atrasos em contas básicas (como água, luz e gás, por exemplo) tiveram o maior aumento proporcional de 2020 para 2021. Em dezembro do ano passado, o Serasa identificou 60 milhões de dívidas no setor de contas básicas, o que representa 24% do total.
Ao todo, somando todas as dívidas identificadas no Serasa, a população brasileira deve 252 bilhões de reais. Em média, cada brasileiro inadimplente deve 3,9 mil reais – o equivalente a 10 parcelas do programa Auxílio Brasil, que paga, em média, 407 reais. Também é quatro vezes o valor do salário mínimo.
O valor da dívida é, muitas vezes, um empecilho para a quitação. Em 2021, aumentou o número de brasileiros com as contas no vermelho – 2,6 milhões a mais, em comparação com 2020. Ao todo, são 64 milhões de brasileiros inadimplentes.
Leia o =igualdades completo aqui.