Cármen Lúcia participará dos Encontros piauí, em São Paulo
Confira a programação completa do evento e conheça os convidados
05ago2024_12h13
O QUE ESTÁ EM JOGO
Democracia, voto e eleições
10 de agosto, sábado, das 10h às 18h30
Local: IMS Paulista – Av. Paulista, 2424 – São Paulo
10h_11h O TSE E A CORRIDA ELEITORAL
Cármen Lúcia, presidente do TSE, conversa com Consuelo Dieguez (piauí)
MINISTRA CÁRMEN LÚCIA: é a atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministra do Supremo Tribunal Federal desde 2006, tendo sido presidente da corte suprema e do Conselho Nacional de Justiça de 2016 a 2018. Anteriormente, exerceu o cargo de Procuradora-geral do Estado de Minas Gerais, entre 2001 e 2002.
11h30_12h30
MULHERES NA COBERTURA POLÍTICA Marina Dias (The Washington Post), Basília Rodrigues (CNN) E Camila Mattoso (Folha de SP) conversam sobre suas experiências na cobertura de eleições e do noticiário político.
Mediadora: Catarina Alencastro (YouTube)
MARINA DIAS_THE WASHINGTON POST: é repórter do Washington Post em Brasília. Trabalhou na Folha de S.Paulo durante oito anos (2013-2022). No veículo, atuou em São Paulo, na sucursal de Brasília e no escritório de Washington, nos Estados Unidos. Como correspondente, cobriu as eleições americanas de 2020. Em abril de 2023, inverteu a bússola: tornou-se repórter em Brasília para um jornal americano, o Washington Post.
BASÍLIA RODRIGUES_CNN: é analista de política na CNN Brasil desde 2020. Foi repórter da CBN em Brasília por mais de doze anos. Embora sua carreira tenha se estabelecido na rádio e na tevê, a jornalista também colaborou com diversos veículos de cobertura política online: Metrópoles, Congresso em Foco, Gazeta do Povo, Correio Braziliense e JOTA. Basília também foi editora-chefe da revista Evoke, uma publicação focada em comportamento e estilo de vida. Recebeu o Troféu Mulher Imprensa duas vezes, em 2018 e em 2020.
CAMILA MATTOSO_FOLHA DE S.PAULO: é diretora da sucursal da Folha de S.Paulo em Brasília desde janeiro de 2022. Está há nove anos no veículo e já foi repórter e comandou a coluna Painel. Antes de enveredar para o noticiário político, trabalhou como repórter esportiva da ESPN – experiência que a levou para a Folha. No seu primeiro ano no jornal, compôs a equipe do Caderno de Esportes. É autora de Tite (Panda Books), uma biografia do ex-técnico de futebol da Seleção Brasileira.
14h_15h CONFIANÇA NAS ELEIÇÕES
Alana Rizzo (líder de políticas públicas do YouTube no Brasil),
conversa com João Brant (secretário de políticas digitais da Secom). Uma representante do poder privado e um representante do poder público avaliam o papel de cada um desses componentes no processo eleitoral.
Mediador: Guilherme Henrique (piauí)
ALANA RIZZO_YOUTUBE: é líder de políticas públicas do YouTube no Brasil desde 2020. É jornalista especializada em comunicação institucional. Foi residente do Chicago Booth e conselheira do Albright Stonebridge Group. Como repórter, atuou na revista Época, no Estadão e no Correio Braziliense, em Brasília; e na revista Veja, em São Paulo.
JOÃO BRANT_SECOM: é Secretário de Políticas Digitais na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. Foi assessor especial na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e depois secretário executivo do Ministério da Cultura. Foi coordenador executivo do Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação social, uma organização dedicada à promoção do direito à comunicação. Foi também pesquisador associado do Observacom, uma organização focada na regulação do acesso à informação na América Latina. João Brant é mestre em regulação e políticas de comunicação pela London School of Economics e doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo.
15h30_16h30 UM PANORAMA DA ELEIÇÃO André Singer, cientista político, avalia o momento eleitoral.
Mediadores: Luigi Mazza (piauí) e Flavia Lima (Folha de SP)
ANDRÉ SINGER: é jornalista, cientista político e professor na Universidade de São Paulo. Foi secretário de Imprensa na Presidência da República entre 2005 e 2007 e porta-voz da Presidência da República no primeiro governo Lula, entre 2003 e 2007. Singer é conhecido por ter cunhado o termo “lulismo” e estuda o comportamento eleitoral brasileiro desde a década de 1980. Como jornalista, foi secretário de redação da Folha de S.Paulo entre 1987 e 1988. Publicou, entre outros, Os sentidos do lulismo (Companhia das letras) e Por que gritamos Golpe? (Boitempo Editorial).
17h_18h30 FORO DE TERESINA AO VIVO Os apresentadores Ana Clara Costa, Fernando de Barros e Silva e Celso Rocha de Barros analisarão o cenário das eleições municipais, avaliando em que medida elas podem ser a baliza para a corrida presidencial de 2026. Haverá um bloco especial com a participação do músico Arthur Nestrovski, que falará sobre a obra de Tom Jobim, por ocasião dos 30 anos da morte do compositor.
ARTHUR NESTROVSKI: É violonista e compositor. Foi diretor artístico da Osesp entre 2010 e 2022. Autor do livro Tudo tem a ver (Todavia), lançou os álbuns Violão, violão e Sarabanda (Selo Circus), entre outros.
ANA CLARA COSTA: é repórter da piauí e apresentadora do Foro de Teresina. Foi editora de política da Veja, editora do Globo em Brasília e editora-chefe da revista Época.
FERNANDO DE BARROS E SILVA: é repórter da piauí e apresentador do podcast Foro de Teresina. Foi diretor de redação da piauí. e colunista da Folha de S.Paulo. É autor de Chico Buarque (Publifolha) e organizou Tempos instáveis (Companhia das Letras)
CELSO ROCHA DE BARROS: é cientista político e apresentador do Foro de Teresina. Doutor em sociologia pela Universidade de Oxford, é colunista da Folha de S Paulo e servidor público. Autor de PT, uma história (Companhia das Letras).
ENCONTROS PIAUÍ: O EVENTO GRATUITO E EXCLUSIVO PARA ASSINANTES DA PIAUÍ TEM O PATROCÍNIO DO YOUTUBE.