A Revista
Podcasts
  • Todos os podcasts
  • Foro de Teresina
  • Sequestro da Amarelinha
  • A Terra é redonda
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
Igualdades
Dossiê piauí
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Perfil
  • Cartas de Glasgow
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
Herald Vídeos Lupa
Faça seu login
Assine
  • A Revista
  • Podcasts
    • Todos os podcasts
    • Foro de Teresina
    • Sequestro da Amarelinha
    • A Terra é redonda
    • Maria vai com as outras
    • Luz no fim da quarentena
    • Praia dos Ossos
    • Praia dos Ossos (bônus)
    • Retrato narrado
    • TOQVNQENPSSC
  • Igualdades
  • Dossiê piauí
    • Pandora Papers
    • Arrabalde
    • Perfil
    • Cartas de Glasgow
    • Open Lux
    • Luanda Leaks
    • Debate piauí
    • Retrato Narrado
    • Implant Files
    • Eleições 2018
    • Anais das redes
    • Minhas casas, minha vida
    • Diz aí, mestre
    • Aqui mando eu
  • Herald
  • Vídeos
  • Lupa
  • Faça seu login

=igualdades

Clicar e comprar, é só começar

Lianne Ceará e Renata Buono | 18out2021_10h10

A+ A- A

Confinados em casa por causa da pandemia, os brasileiros entraram com tudo no mercado de compras online, tendência global. É o que mostram os relatórios Nielsen Webshoppers e NeoTrust, ambos sobre o e-commerce no Brasil. No período pandêmico, o faturamento de negócios na internet dobrou: os R$ 26,4 bilhões em compras online no primeiro semestre de 2019 pularam para R$ 53,4 bilhões no primeiro semestre deste ano. Houve recorde de novos compradores – 7,3 milhões de pessoas fizeram compras on line pela primeira vez, o equivalente à população do estado de Goiás. Pela internet se adquire de tudo – mas o que os brasileiros mais compraram foram os produtos de moda. As vendas online de livros dobraram de março de 2020 a março de 2021, em relação aos doze meses anteriores. O =igualdades desta semana faz um raio X do mercado digital do país.

Os gastos dos brasileiros com e-commerces aumentou: no primeiro semestre de 2019, foram R$ 26,4 bilhões faturados pelo mercado digital brasileiro. No mesmo período de 2021, o valor chegou a R$ 53,4 bilhões, ou seja, mais que o dobro de dois anos antes. 

Não é incomum encontrar pessoas com receio de realizar compras virtuais, mas, durante a pandemia, o número de estreantes no mercado digital bateu o recorde e igualou à população do estado de Goiás. Foram 7,3 milhões de pessoas comprando artigos através da internet pela primeira vez. 

As mulheres realizam mais compras online, representando 58,1% dos consumidores. No entanto, os homens, que representam 41,9%, compram coisas mais caras – o gasto médio feminino é de R$ 383, enquanto o masculino é R$ 538.

Os brasileiros gostam de economizar com o frete, mas a proporção de compras sem frete ainda é a mesmo que de compras com entrega paga. A cada cem compras online realizadas no Brasil, 50 têm frete grátis. Em 2020, eram apenas 39 a cada cem.

O Sudeste é a região que mais contribui para o faturamento do mercado digital no Brasil, sendo responsável por cerca de 51% no valor apurado no primeiro semestre de 2021. Quando somados, os faturamentos das outras regiões representam menos que o do Sudeste, 49%.

Os brasileiros parecem ter lido mais na pandemia, pelo menos é o que os dados de vendas de livros online indicam – as vendas dobraram no período de confinamento, de março de 2020 a março de 2021, o aumento foi de 97% com relação ao ano anterior. 

Os artigos mais vendidos no e-commerce brasileiro durante o período pandêmico, num ranking de cinco categorias, foram os de moda e acessórios que, a cada cem compras, representavam 19.

Fontes: Nielsen Webshoppers e NeoTrust.

Lianne Ceará (siga @lianneceara no Twitter)

Jornalista e assistente de coordenação na Capuchino Press. Foi estagiária de jornalismo na piauí e já contribuiu com o G1 Ceará e Diário do Nordeste

Renata Buono (siga @revistapiaui no Twitter)

É designer e diretora do estúdio BuonoDisegno

ÚLTIMOS IGUALDADES
O galope da gasolina

O galope da gasolina

A luta por um rim

A luta por um rim

Dinheiro público pelo ralo da escola

Dinheiro público pelo ralo da escola

Os pets que vieram com a pandemia

Os pets que vieram com a pandemia

Um Maracanã de comida no lixo

Um Maracanã de comida no lixo

Pescando lixo

Pescando lixo

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Em eficiência energética, tamanho não é documento

Bolso vazio como nunca

Bolso vazio como nunca

Menos crianças na escola

Menos crianças na escola

Um país de endividados

Um país de endividados

Uma polícia ainda mais violenta

Uma polícia ainda mais violenta

Uma geração de braços cruzados

Uma geração de braços cruzados

Mais longe da escola

Mais longe da escola

O Brasil dos refugiados

O Brasil dos refugiados

Diplomas que fazem falta

Diplomas que fazem falta

Na rua, na chuva, na sarjeta

Na rua, na chuva, na sarjeta

As canetadas desiguais do Orçamento

As canetadas desiguais do Orçamento

O êxodo brasileiro

O êxodo brasileiro

Os vacinados e os preteridos

Os vacinados e os preteridos

Vá à praia – antes que ela acabe

Vá à praia – antes que ela acabe

O lixo da moda

O lixo da moda

Muito buraco para pouco asfalto

Muito buraco para pouco asfalto

Infância ameaçada

Infância ameaçada

Brasil, planeta fome

Brasil, planeta fome

Auxílio que tem perna curta

Auxílio que tem perna curta

Pandemia sem transparência

Pandemia sem transparência

Poluição sem prosperidade

Poluição sem prosperidade

Servidão que persiste

Servidão que persiste

Amazônia sufocada

Amazônia sufocada

Pandemia longa, cobertor curto

Pandemia longa, cobertor curto

TODOS OS IGUALDADES
VÍDEOS IGUALDADES
A luta continua

A luta continua

Em 2015, gasolina no Brasil era 4% mais barata que no México; hoje, é 22% mais cara

Em 2015, gasolina no Brasil era 4% mais barata que no México; hoje, é 22% mais cara

Fugindo da cidade para driblar a fome

Fugindo da cidade para driblar a fome

TODOS OS vídeos
  • NA REVISTA
  • Edição do Mês
  • Esquinas
  • Cartuns
  • RÁDIO PIAUÍ
  • Foro de Teresina
  • A Terra é redonda
  • Maria vai com as outras
  • Luz no fim da quarentena
  • Praia dos Ossos
  • Praia dos Ossos (bônus)
  • Retrato narrado
  • TOQVNQENPSSC
  • ESPECIAIS
  • Pandora Papers
  • Arrabalde
  • Igualdades
  • Open Lux
  • Luanda Leaks
  • Debate piauí
  • Retrato Narrado – Extras
  • Implant Files
  • Eleições 2018
  • Anais das redes
  • Minhas casas, minha vida
  • Diz aí, mestre
  • Aqui mando eu
  • HERALD
  • QUESTÕES CINEMATOGRÁFICAS
  • EVENTOS
  • AGÊNCIA LUPA
  • EXPEDIENTE
  • QUEM FAZ
  • MANUAL DE REDAÇÃO
  • In English
    En Español
  • Login
  • Anuncie
  • Fale conosco
  • Assine
Siga-nos

0800 775 2112 (Fora de SP, telefone fixo)
Grande SP ou celular fora de SP:
[11] 5087 2112
WhatsApp: [11] 3061-2122 – Segunda a sexta, 9h às 18h

© REVISTA piauí 2022 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS Desenvolvido por OKN Group