`

revista piauí

festival piauí de jornalismo

Confira a lista de selecionados para a Bolsa YouTube

Estudantes ganharão ingressos para os dois dias do Festival Piauí de Jornalismo

03nov2023_09h06

O YouTube, patrocinador da oitava edição do Festival piauí de Jornalismo, ofereceu 15 bolsas que dão direito a um ingresso integral para os dois dias do Festival, que acontece nos dias 2 e 3 de dezembro na Cinemateca Brasileira, São Paulo. Os inscritos são universitários matriculados em instituições públicas que tenham cursado o ensino médio também em escolas públicas.

 

Veja abaixo a lista de selecionados que já foram contactados por e-mail:

 

1 – Alice Maciel Silva
2 – Ana Clara Alves Moura Ferreira
3 – Bruna Pereira Batista
4 – Evelyn Vitória Silva De Oliveira
5 – Gabriela Benites Ferreira
6 – Ícaro Kayan Campos Da Cunha
7 – João Augusto Vila Flor
8 – Karyne Fernanda Assunção Costa
9 – Laura Sartor Copelli
10 – Lucas Oliveira Leal
11 – Luiz Felipe Ferreira Gonçalves Brito
12 – Marina Castelo Branco Alves Semeraro Rito
13 – Mayara Mariano Nogueira
14 – Sophia Da Silva Goulart
15 – Sthefani Maia Dos Santos

 

 

Para quem é de São Paulo, e não foi ganhou a bolsa, ainda dá tempo de se inscrever na Oficina Prática de Humor (R$ 100) e nas Oficinas do YouTube (gratuitas), que farão parte da programação paralela do Festival piauí de Jornalismo.

 

Sábado, 2 de dezembro, das 10h às 16h
OFICINA DE HUMOR – The piauí Herald
(Valor da inscrição: R$ 100)
Com Roberto Kaz e Afonso Cappellaro, redatores da seção de humor The piauí Herald
Humor informa? Que semelhança existe entre uma notícia satírica e uma coluna sobre política? Neste workshop participativo, o jornalista Roberto Kaz e o humorista Afonso Cappellaro, redatores do The piauí Herald, pretendem mostrar as regras básicas do humor satírico, para em seguida convidar os participantes a escreverem suas próprias versões, em duplas, a partir dos acontecimentos da semana. Ao final, as sátiras serão debatidas pela turma.
Inscreva-se AQUI. 

 

Domingo, 3 de dezembro, das 10h30 às 13h
OFICINA DE CHECAGEM (gratuita) – Como descobrir, analisar e verificar conteúdos de desinformação
Investigadores do Projeto Comprova ensinarão a jornalistas e estudantes de comunicação novas técnicas e ferramentas de monitoramento e investigação de conteúdos digitais associados à desinformação. Aprenda como preparar sua área de trabalho para uma investigação digital; como detectar conteúdos que geram desinformação e usar ferramentas de verificação de áudios e vídeos; como usar ferramentas de geolocalização e detectar conteúdos gerados por Inteligência Artificial, além de entender mais sobre a importância desta no contexto nas verificações.

 

 

Palestrantes:
Luisa Alcantara e Silva
, jornalista e colaboradora da Folha de S.Paulo, onde atua como parte do Comprova, iniciativa colaborativa que reúne 41 veículos de comunicação para investigar informações suspeitas nas redes sociais.

 

Sérgio Lüdtke, editor-chefe do Projeto Comprova. Coordena a equipe de pesquisadores do Atlas da Notícia, iniciativa que mapeia a presença do jornalismo local e os desertos de notícias no Brasil, e a área de cursos da Abraji. É presidente do Projor, Instituto para o desenvolvimento do jornalismo.

 

Pedro Prata é editor-assistente do Estadão Verifica, núcleo de checagem de fatos do Estadão. Fez a verificação de informações enganosas durante a pandemia de Covid e as eleições presidenciais de 2022.

 

 

Inscreva-se AQUI.

 

Domingo, 3 de dezembro, das 14h às 16h
OFICINA – GOOGLE TRENDS (gratuita) – Como cavar pautas com o Google Trends
Aprenda a desvendar os segredos da maior base de dados publicamente disponível no mundo. Nesta oficina prática, você vai conhecer os fundamentos técnicos do Google Trends e descobrir como transformar essa ferramenta num celeiro de pautas para a sua cobertura. Não é preciso ter conhecimento técnico algum; recomendamos que você traga o seu laptop ou tablet. Prepare-se para fazer exercícios práticos e descobrir como o comportamento da busca do Google pode falar muito sobre o mundo.

 

Palestrante:
Marco Tulio Pires
, líder do Google News Lab no Brasil, atua no combate à desinformação online; equidade, diversidade e inclusão; e tecnologias emergentes no jornalismo. Co-fundou a Escola de Dados e foi o diretor global da School of Data, com atuação em treze países.

 

 

*Participação de dois jornalistas da piauí: Fabio Brisolla, coordenador das redes sociais da piauíDaniel Bergamasco, editor do site da piauí.

 

Inscreva-se AQUI.

 

Domingo, 3 de dezembro, das 16h30 às 17h30
OFICINA – INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO JORNALISMO (gratuita) – Inteligência Artificial e seu uso nas redações
A Inteligência Artificial (IA) está transformando a maneira como as redações se organizam e conduzem seus fluxos de produção. Ela pode ser usada para automatizar tarefas, gerar conteúdo, analisar dados e até mesmo criar novas narrativas. Esta oficina discutirá possíveis aplicações da IA no jornalismo, desde a coleta de dados até a publicação de notícias.

 

 

Palestrante:
Allen Chahad
, chefe de Parcerias Estratégicas e Transformação e co-fundador da Vibra, empresa spin-off de Tecnologia e estrategista digital do Grupo Bandeirantes.

 

Inscreva-se AQUI.