Com passagens pelas publicações e New York, Franklin Foer é mais conhecido por ter sido editor da revista The New Republic (TNR). Em sua participação no Festival Piauí GloboNews, Foer falará sobre o desafio de fazer reportagens de qualidade em tempos de produção jornalística voltada para o número de cliques nos sites.
Ao assumir pela primeira vez a TNR (entre 2006 e 2010), Foer herdou uma revista que havia sofrido, nos anos anteriores, uma queda de circulação de quase 40%. Descreveu a experiência como uma “missão de preservação”. Em 2012, após a compra da revista pelo jovem empresário e co-fundador do Facebook Chris Hughes, Foer foi contratado de volta para seu antigo cargo e chefiou a retomada da The New Republic ao grupo das publicações mais respeitadas dos Estados Unidos.
Inicialmente, a participação de Hughes se resumia a injetar dinheiro e delegar a linha editorial a Foer, dando continuidade ao legado da publicação. No entanto, o empresário mudou paulatinamente o foco da revista para o aumento das pageviews em seu site, tendência que culminou, em 2014, na contratação de Guy Vidra para o até então inexistente cargo de CEO. Vidra, um ex-editor do Yahoo, tinha a missão de mudar a cultura de jornalismo tradicional da TNR em busca de um modelo de negócio mais rentável e atento à internet – em detrimento do conteúdo tradicionalmente produzido para a revista impressa –, esforço que irritou os profissionais da redação e, por fim, fez com que Foer renunciasse ao cargo. Além dele, dois terços da redação também pediram demissão. A debandada fez com que a revista deixasse de publicar uma edição pela primeira vez em um século.
A mesa será mediada pelo diretor de redação do jornal O Estado de S. Paulo, Ricardo Gandour, e pela jornalista Consuelo Dieguez, da revista piauí.
Mais: Leia o perfil de Foer publicado no New York Times
Leia a despedida sobre a TNR publicada na revista piauí
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