Jornalista turca, Gülsin Harman trabalha em defesa da liberdade de imprensa em seu país.
Há cerca de um mês, dezenove jornalistas, funcionários e diretores do jornal turco Cumhuriyet tiveram o pedido de prisão decretado sob a acusação de apoiar um ex-aliado, agora opositor do presidente Recep Tayyip Erdoğan. Uma notícia não rara no país onde a detenção e a prisão de profissionais de imprensa tem batido recordes internacionais. É justamente onde se faz necessário o trabalho de Harman, que coordenou o projeto On the Line, do Instituto Internacional de Imprensa, em Istambul.
Realizado em diversos países, o projeto coleta sistematicamente dados sobre ataques virtuais contra jornalistas e trabalha tanto para antecipar e evitar esses ataques quanto para fornecer ajuda jurídica e técnica às vítimas deles. Os mais recorrentes são assédio online, campanhas de difamação, bloqueios e hackeamento de contas pessoais.
A também ex-editora e repórter na editoria de jornalismo internacional na Turquia foi premiada, em 2013, com uma bolsa do Fundo Dag Hammarskjöld para Jornalistas, das Nações Unidas. E hoje trabalha junto a agências internacionais produzindo notícias sobre seu país.
Gülsin HArman conta mais sobre o seu trabalho no primeiro dia do FESTIVAL PIAUÍ GLOBONEWS DE JORNALISMO.
Garanta o seu ingresso AQUI.