Diante da quantidade de informações nas telas 24h por dia, o site jornalístico norte-americano Axios aposta na síntese para captar a atenção dos leitores. Ao participar da quarta mesa deste sábado (3) no Festival piauí de Jornalismo, Nicholas Johnston, publisher do Axios, defendeu o formato inovador utilizado pelo veículo para publicar seus conteúdos:
- newsletters com textos curtos;
- organizados em tópicos;
- com destaque para as palavras mais relevantes.
“Pessoas sendo inundadas por informação querem saber o que aconteceu e por que esse fato é relevante. Por isso desenvolvemos um formato inovador em nosso site, para informar por meio de newsletters com textos curtos e essenciais”, afirmou Johnston na conversa com José Roberto de Toledo, da piauí, e Aline Midlej, da GloboNews.
Lançado em 2017 pelos ex-jornalistas do Politico Jim VandeHei, Mike Allen e Roy Schwartz, o Axios investiu em pesquisas sobre o modo como as pessoas consomem informação no celular. A proposta é oferecer as notícias ao público num formato conciso e de forte apelo visual. “Ter acesso aos dados e ver como as pessoas consomem informações foi algo apocalíptico”, contou o publisher.
Segundo ele, quando alguém clica em um link do Axios, usa de 6 a 8 segundos para ler a notícia. “Se uma pessoa está dizendo que só quer gastar 13 segundos no seu site e você dá a informação em 8 segundos, sobram 5 para que ela faça outras coisas de seu interesse.” Muitas redações veem o curto tempo que as pessoas passam lendo uma matéria como um desafio. “O leitor não quer passar páginas para encontrar a informação que interessa na matéria. O nível de tolerância é zero e a facilidade para dispersar é muito grande. Com isso, é importante que os jornalistas respeitem essa tendência e a demanda da audiência”, afirmou Johnston.
O site produz conteúdos sobre diversos temas, desde política e negócios até videogames e esportes. Segundo Johnston, os textos são escritos como se os jornalistas estivessem conversando com os leitores – com linguagem direta, frases e parágrafos curtos.
Mesmo assim, o jornalista do Axios ressaltou que modelos jornalísticos de fôlego, com reportagens mais longas, como a piauí, não devem parar de existir. Eles são complementares e o formato que o Axios desenvolveu é uma outra possibilidade para consumir notícias em meio a um cenário de excesso de informações.
Em 2022, o Axios iniciou um processo de expansão com a elaboração de newsletters voltadas a 18 áreas dos Estados Unidos. Além da linguagem inovadora, a preocupação é ter um modelo de negócio sustentável, mas Johnston ressaltou as dificuldades que um projeto desse tipo enfrenta fora dos grandes centros urbanos. O objetivo do veículo é, no futuro, desenvolver um modelo de negócios fora das grandes cidades, além de expandir para outros países.