minha conta a revista fazer logout faça seu login assinaturas a revista
piauí jogos
=igualdades

De todas as dívidas das igrejas, 70% são com a Previdência

Luigi Mazza e Renata Buono | 22 set 2020_10h52
A+ A- A

A dívida bilionária das igrejas com a União se concentra na Previdência Social. A cada 100 reais devidos por associações religiosas, 70 reais são dívidas previdenciárias – em geral, contribuições ao INSS que as igrejas deixaram de recolher. Outros 28 reais são de dívidas em geral (tributárias, trabalhistas, criminais, entre outras), e os 2 reais restantes correspondem a valores não pagos ao FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Ao todo, igrejas e institutos religiosos devem ao menos 1,3 bilhão de reais à União. Desse total, 905 milhões de reais são devidos à Previdência. Os dados são da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, órgão responsável por representar a União em causas fiscais. A situação é tal que uma só associação, o Instituto Geral Evangélico, sediado no Rio de Janeiro, acumula uma dívida de mais de 550 milhões de reais com a Previdência. 

Mas algumas igrejas não ficam tão atrás disso: a Igreja Mundial do Poder de Deus, do pastor Valdemiro Santiago, soma 50 milhões de reais em dívidas previdenciárias. Já a Igreja Internacional da Graça de Deus, chefiada pelo missionário R.R. Soares, deve 31 milhões de reais à Previdência – além, é claro, de mais de 100 milhões de reais em outros tributos não pagos.

Fonte: Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Assine nossa newsletter

Toda sexta-feira enviaremos uma seleção de conteúdos em destaque na piauí